Psicanalista da USP reconstrói a história do Brasil do século XIX em livro de ficção
O romance de estreia do psicanalista Alberto A. Reis, chamado Em Breve Tudo Será Mistério e Cinza, revela detalhes da vida na corte e no interior do Brasil através de uma história carregada de mistério e aventura numa época pouco familiar para os brasileiros.
O autor criou uma história de ficção que começa em 1825, pouco depois da proclamação da Independência do Brasil, com a chegada de um casal de franceses que pretende ganhar dinheiro com a exploração de diamantes nas Minas Gerais – um território proibido para os estrangeiros e onde a entrada de qualquer pessoa era controlada pelas autoridades.
“Esse momento histórico me pareceu propício, pois além de ser um momento de constituição da nossa nacionalidade, da brasilidade, é um período cheio de aventuras, revoltas e embates políticos”, relata o escritor.
Reis, que é coordenador do Laboratório de Saúde Mental e Coletiva da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP), considera que a “a matéria-prima do psicanalista [a história] é a matéria-prima também do romance”. Veja abaixo entrevista da UNIVESP TV com o autor.
Mais de Notícias
-
Representantes da Univesp participam do lançamento do Projeto Cidades Carbono Neutro
-
Unicamp abre inscrições para facilitadores da Univesp
-
USP, UNIFESP e UFSCAR abrem inscrições para facilitadores da Univesp
-
Unesp abre inscrições para facilitadores da Univesp
-
Aluno Univesp colabora com segurança digital de empresa transnacional