Três softwares são disponibilizados aos alunos para atividades; curso iniciado em 2014, já é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação

17/04/18

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) disponibiliza aos alunos do Curso de Engenharia de Produção, três simuladores “softwares”, para o desenvolvimento de atividades. As ferramentas auxiliam o futuro engenheiro a construir modelos, analisar comportamentos e processos organizacionais com uma visão sistêmica e integrada da profissão. O curso com duração de cinco anos e aproximadamente 8.600 alunos, já é reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).

Os simuladores FlexSim, ProModel e Arena, utilizados nas disciplinas de Modelagem e Simulação e Sistemas de Produção, podem ser acessados pelos alunos de qualquer ambiente virtual. De acordo com o professor de Engenharia de Produção da Univesp, Vagner Cavegnachi, a partir do terceiro ano, após o núcleo básico, que incluem Introdução, Matemática, Informática e Produção de Textos, os estudantes da universidade passam a utilizar os mecanismos. “As licenças dos simuladores são disponilizadas pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).  Por meio de gráficos, animações tridimensionais e outros elementos, os softwares simulam a construção de modelos que imitam processos ou operações do mundo real e também auxiliam no desenvolvimento do projeto integrador”, explicou.

Para Cavegnachi, o curso de Engenharia da Produção tem uma estrutura de conhecimento atualizada e possui características pedagógicas de integração. “Os simuladores, por exemplo, introduzem análises de um processo, antes de efetivamente gastar ou investir recursos. Pelo sistema podemos visualizar a realidade de uma possível produção. Identificar gargalos e otimizar o processo”, explica.

Os simuladores podem ser usados em variados projetos, entre eles, de manufatura, bancos, fast-food, parques temáticos, sistemas de saúde, telecomunicações, processos industriais e outros. Segundo o docente, a aplicação das ferramentas pode ser um diferencial na conquista de um emprego. “Diversas instituições ainda não trabalham com essa realidade. O estudante da Univesp pode passar o conhecimento adquirido como consultores ou professores.

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI). Entre seus principais parceiros destacam-se o Centro Paula Souza (CPS), USP, Unesp e Unicamp. Com o objetivo da universalização do ensino superior, em 2017, a nova gestão deu início ao plano de expansão. Hoje já são mais de 35 mil estudantes distribuídos em 243 polos do Estado, nos cursos de Engenharia de Produção, de Computação, Licenciaturas de Biologia, Química, Física, Matemática e Pedagogia e Gestão Pública. Os cursos da Univesp são realizados em ambiente virtual de aprendizagem, que garante a interação do estudante com o tutor, além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e os conteúdos pedagógicos.