Pesquisadores discutem causas e saídas para a crise

11/03/16

O programa Complicações, da UNIVESP TV, aborda semanalmente um tema apontado como a complicação da semana. Nesta edição, os entrevistados Paulo Picchetti, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV) e Pedro Paulo Zahluth Bastos, professor do Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), debatem a atual conjuntura econômica brasileira.

O tema foi escolhido após nova recessão econômica anunciada pelo Boletim de Mercado Focus do Banco Central na última segunda-feira (7/3). Após o anuncio de  retração no PIB de 3,08% em 2015 – pior resultado na história das contas nacionais desde o início do registro realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 1990 -, o Brasil pode sofrer nova recessão ainda maior, de 3,50%, neste ano.

Para Bastos, não há motivos para otimismo, pois “não se pode buscar executar uma política pró-cíclica [que ganha com variações positivas no ciclo econômico], como aquela que foi executada a partir de dezembro de 2014 e ao longo de 2015, porque isso vai terminar de empurrar uma economia que desacelerava para uma recessão longa”, analisa.

Picchetti discorda: “Na minha visão, a gente está sofrendo agora, e sofrendo bastante, os efeitos de um ajuste forçado. […] Não houve redução nos gastos, mas sim de orçamento […]”, completa.

Confira a entrevista: