Alunos de Engenharia da Computação desenvolvem em Projeto Integrador programa de computador que auxilia agricultura, infraestrutura e comunidade local

18/07/23

Os estudantes do curso de Engenharia de Computação, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), polo Presidente Prudente, Alessandro de Oliveira, Alex da Silva, Carlos Barboza Filho, Eduardo da Silva e Emerson Pereira e Marcel Katayama desenvolveram um Projeto Integrador (PI) voltado para análise climatológica. Com a utilização de novas ferramentas, o protótipo criado facilita o estudo meteorológico da região.

Para a elaboração da iniciativa, que possui orientação de Eliane Nespolo Ferreira, a equipe reuniu conhecimentos em programação, estatística e internet das coisas (IoT). O principal objetivo do projeto foi compreender os padrões e variações climáticas em Presidente Prudente, com a utilização de dados coletados por dispositivos de IoT instalados na estação meteorológica da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Com base nesses levantamentos, os alunos criaram um protótipo em Python capaz de coletar, interpretar, processar e calcular informações meteorológicas relevantes.

O protótipo foi criado por meio de uma interface gráfica intuitiva, desenvolvida com a ferramenta QT Designer. O sistema permite que os usuários visualizem dados meteorológicos coletados e gere relatórios estatísticos e gráficos sobre o comportamento do clima na região.

Segundo os alunos, a agricultura é um fator muito importante na economia da cidade e, por essa razão, o programa é útil para a tomada de decisões. “A região possui uma grande quantidade de agriculturas, dentre as quais destacam-se o cultivo de pitaya, cana-de-açúcar e batata-doce. Essas espécies de agronegócios possuem alto nível de dependência de chuvas para a irrigação e, consequente, produção. Portanto, a previsibilidade de precipitação é um fator fundamental e de alta relevância para este setor da economia da sociedade prudentina”.

No futuro, com a criação de um aplicativo, os agricultores poderão utilizar os dados fornecidos pelo projeto para programar o plantio e a colheita de culturas e evitar perdas causadas por condições climáticas desfavoráveis. O programa também poderá auxiliar os profissionais da infraestrutura na preparação para possíveis eventos climáticos perigosos, como chuvas intensas e ondas de calor, além de divulgar as informações para a população em geral.

Saiba mais sobre o projeto, aqui.

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 62 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista.