Projeto Integrador visou facilitar comunicação no retorno das aulas presenciais

02/12/21

Os alunos de Pedagogia, Elisângela Kawai, Estela Prates, Faviane Teixeira, Matias Neto, Nádia Mariace e Lana Abreu, do polo de Anhembi, produziram neste ano, um Projeto Integrador (PI) voltado a atender a comunidade escolar no retorno às aulas presenciais, após um longo período de aprendizado remoto. O trabalho “A volta às aulas pós-pandemia: relatos e dificuldades deparados por professores e gestores sobre as aulas remotas e presencias”, com mediação do professor Robinson Eraso, foi aplicado na Escola Municipal Professora Olinda de Fátima Casemiro Soares.

No relatório final do PI, o grupo afirma que a pandemia estabeleceu uma nova rotina aos profissionais da educação e discentes, com aumento de desafios, que já eram numerosos. O texto cita evasão escolar, necessidade da participação familiar na rotina escolar do educando e a inclusão do uso de tecnologia nas aulas a distância. Mesmo com a resistência de muitos docentes, essa ferramenta tornou-se a estratégia didática mais eficaz para os alunos.

De acordo com o vídeo da iniciativa, o grupo focou na criação de um portal, onde ficaria armazenado todo o conteúdo das aulas e material complementar. O site, administrado pela gestão escolar, possui calendário, legislação, protocolo de volta às aulas, eventos, cardápio e vídeos de apoio, entre outros. “O site foi elaborado no WordPres.com, um sistema livre e aberto de gestão de conteúdo para internet, baseado em PHP, com banco de dados MySQL, executado em um servidor interpretador. Esse sistema permite a criação de páginas eletrônicas e blogs on-line com domínio e hospedagem gratuitos”, explicam os estudantes.

Ainda segundo a equipe, "deve-se buscar a ampliação de novas metodologias de ensino, agregadas aos meios tecnológicos, para que a nova geração escolar possa vislumbrar a sua contribuição nesse meio, tendo sua participação efetiva e ativa no âmbito escolar e no processo de aprendizado", finalizam.

Conheça o site, aqui.