Ação gerou programa voltado para visualização e predição de dados coletados do Manancial
Os discentes Itamar de Oliveira, Joice Pires, Lucas de Lima, Mara do Carmo, Weslley da Silva e William Rodrigues Costa, dos cursos de Ciências de Dados e Engenharia de Computação, dos polos de Aricanduva e Jaguaré, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), desenvolveram o Projeto Integrador (PI) “Monitoramento e Predição dos Volumes Acumulados no Manancial Cantareira”, sob orientação de Guilherme Babo Sedlacek. A iniciativa visa auxiliar na gestão do principal manancial de abastecimento público de São Paulo.
O grupo criou uma interface que reúne e fornece informações sobre o volume, pluviometria e temperatura na região do Manancial. A ideia surgiu diante da identificação da ausência de um sistema que fizesse o acompanhamento e observação dos elementos que compõem o Cantareira, fato que dificultava seu controle. De acordo com os estudantes, a ferramenta pode evitar problemas como o da crise hídrica entre 2015 e 2016, que causou muita instabilidade no fornecimento de água para a população.
A metodologia do Design Thinking permitiu a participação direta da comunidade na produção do projeto, por meio de entrevistas virtuais pelo Google Meet, que também identificou as demandas e expectativas dos profissionais atuantes no Sistema. O programa foi feito em Power BI, que permitiu a construção de uma interface interativa para acessar as principais informações do banco de dados desenvolvido pelo grupo a partir de informações disponibilizadas pela Sabesp.
A extração das informações foi feita por meio de web scraping, método de coleta de dados. Segundo a equipe, o PI oferece uma fonte única e confiável, com um banco robusto, atualizado diariamente com ajuda da ferramenta Random Forest, que faz uma predição do monitoramento diário do Sistema. “A iniciativa evidencia a importância da integração de tecnologia no controle e gestão do Cantareira. Desenvolvemos um sistema que garante mais eficácia para enfrentar os eventos de escassez hídrica”, afirmou a turma.
Para mais informações, assista ao vídeo do PI.
Sobre a Univesp
Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 72 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista.
Mais de Notícias
-
Escola da Inclusão da SEDPcD abre inscrições para curso de Introdução à Libras com aulas gravadas nesta quarta (15)
-
Universidades estaduais de São Paulo lançam disciplina de inclusão e acessibilidade inédita no país
-
Representantes da Univesp participam do lançamento do Projeto Cidades Carbono Neutro
-
Unicamp abre inscrições para facilitadores da Univesp
-
USP, UNIFESP e UFSCAR abrem inscrições para facilitadores da Univesp