Especialização da Univesp, em parceria com o Crea-SP e Unesp, resultou em 217 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs); desses, 41 serão expostos no XLIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e IV Simpósio Internacional de Educação em Engenharia – Cobenge 2021

23/09/21


O sucesso da primeira edição do curso “Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias”, oferecido em parceria entre a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Crea-SP e Universidade Júlio de Mesquita Filho (Unesp) resultou em 217 Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), dos quais 41 foram selecionados para serem apresentados no XLIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia e IV Simpósio Internacional de Educação em Engenharia – Cobenge 2021, eventos organizados pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (ABENGE) e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os relatórios em formato de artigos técnicos serão expostos entre os dias 28 e 30 de setembro, na Sessão Especial “Sala CREA/SP”.  

Os artigos foram conduzidos com a orientação dos ex-tutores do curso. O convite para a participação no evento surgiu pela coordenação do Crea-SP, por meio dos professores doutores, Sebastião Gomes de Carvalho e Alexandre Cesar Rodrigues da Silva. Durante o encontro, uma comissão de renomados profissionais na área de inovação e empreendedorismo irá avaliar e sugerir melhorias nos projetos de pesquisa. As sessões técnicas serão apresentadas em formato de Techs, divididas nas seguintes áreas: AgroTech; CleanTech; ConstruTech; EdTech; EnergTech; FashionTech; Fintech; ImobTech; IndTech; MarkTech; HealthTech e RHTech.   

De acordo com os coordenadores do Crea-SP, as discussões neste congresso finalizam o ciclo, consolidam o curso e dão a oportunidade para que as equipes da 1ª edição sigam na possibilidade de criação de startups. O engenheiro Michel Anderson de Oliveira Santos, um dos estudantes selecionados junto com sua equipe para a participação na área ConstruTech, ressalta a importância em apresentar a proposta inovadora desenvolvida durante o curso.  “Nosso projeto consiste no desenvolvimento de uma plataforma digital chamada “Entulho Bom”, voltada ao ramo da construção civil, atrelada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A iniciativa corresponde ao gerenciamento de obras e o destino correto dos resíduos em um único lugar. Esperamos mostrar que é possível revolucionar esse mercado com a nossa plataforma digital, garantir que a comunicação entre clientes, prestadores de serviços, comércios de materiais e associados possa ocorrer de uma forma prática e segura”, acrescenta.  

Segundo o professor Dr. Fernando Codelo Nascimento, ex-tutor e orientador do curso, o processo de condução da elaboração dos artigos foi um grande desafio para os tutores e orientadores, assim como foi para os discentes, pois tinham pela frente transformar uma monografia de 40 a 50 páginas em um artigo de 15 folhas, no máximo, sem perder o foco e tão pouco deixar de encantar os investidores anjos em relação à ideia inovadora e, em alguns casos, revolucionária no campo das engenharias. “A ação foi desenvolvida por trabalho multidisciplinar de uma equipe de engenheiros e alunos da especialização, algo realmente inovador no Brasil, para a área de ensino das engenharias na pós-graduação. Esperamos que a apresentação dos projetos por meio da técnica do Elevator Pitch, aprendida e aplicada dentro do curso, possa encantar investidores e os especialistas que farão parte da banca de avaliação do Cobenge”, destaca.  

Informações sobre o Cobenge, aqui.

Segunda edição da pós-graduação

Estão abertas 4 mil novas vagas para a segunda edição do curso “Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias”. As inscrições podem ser realizadas pelo endereço: https://www.feis.unesp.br/#!/ceeite 

A especialização, em parceria com a Univesp, Unesp e Crea-SP é parte do programa Crea Capacita, idealizado pelo Conselho para proporcionar cursos de qualidade com valores acessíveis, contribuindo para a capacitação dos profissionais registrados.  

Mais informações: https://www.feis.unesp.br/#!/ceeite 


Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 50 mil alunos e está presente em 374 polos, localizados em 325 municípios, mais de 50% do território paulista, abrangendo 90% da população estadual. Além dos seis cursos oferecidos no vestibular: Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados e Engenharia de Computação, a universidade mantém estudantes matriculados em outros cinco: Biologia, Química, Física, Engenharia de Produção e Tecnologia em Gestão Pública (parceria com o CPS). Também oferta pós-graduação nas áreas de Educação a Distância e Engenharia. Os cursos são realizados em ambiente virtual, que garante a interação do estudante com o facilitador, além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e os conteúdos pedagógicos.