Cidades do interior, litoral e Grande São Paulo renovam Termos de Cooperação para manutenção das unidades presencias e participação no próximo processo seletivo

09/06/22

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) renova em junho, acordos de Cooperação com 32 municípios para manutenção dos polos da instituição. A ação tem como meta a soma de esforços entre instituição e cidades para promover desenvolvimento, expansão e a universalização do acesso ao ensino superior público, por meio da modalidade a distância. A ação permite a oferta de vagas nos próximos vestibulares.

Em 2021, a Univesp atingiu 56% do território paulista. A marca foi conquistada com a adesão de novas 34 cidades, que firmaram Termos de Cooperação para a implantação de polo e participaram do primeiro processo seletivo em 2022. Atualmente, com as renovações dos acordos, a Universidade conta com 414 polos, espalhados por 360 municípios do Estado. Desde 2019, a instituição trabalha com o crescimento organizado, que possibilitou sua expansão territorial de 287 cidades para 360, vistoria nos polos e recordes de participação de municípios nos últimos vestibulares.

No dia 06 de junho de 2022, o Conselho Técnico Administrativo da Univesp aprovou a renovação dos Termos de Cooperação com as cidades de: Assis, Atibaia, Cabreúva, Cajati, Caraguatatuba, Diadema, Embu das Artes, Franca, Guarujá, Guarulhos, Iguape, Irapuru, Itapetininga, Itapeva, Itapevi, Jandira, Mauá, Mongaguá, Morungaba , Novo Horizonte, Osasco, Paraguaçu Paulista, Pedreira, Ribeirão Bonito, Santana de Parnaíba, Santos, São José do Rio Pardo, São Sebastião, São Vicente, Teodoro Sampaio, Vargem Grande do Sul e Vinhedo. Ainda está em planejamento a implantação de novos polos no interior e na capital.

Com conteúdo pedagógico exclusivamente a distância, os polos tornam-se espaços físicos, onde os alunos recebem infraestrutura com computadores, impressoras e acesso à internet, e realizam atividades, como provas e discussões em grupo. Nos locais, os estudantes também podem solicitar serviços de secretaria acadêmica e contar com apoio do orientador, profissional de carreira da prefeitura municipal.

Como ter um polo da Univesp?
O representante da entidade ou administração municipal interessado em ter uma unidade da Univesp, deve preencher o formulário, presente no endereço eletrônico: https://univesp.br/transparencia/chamamento-publico-polos e conferir todas as informações do edital. No documento, deverão ser relacionados dados, como cidade em que o polo será instalado, população atual, número aproximado de concluintes do Ensino Médio nos últimos três anos, informações do prefeito, indicação de gestor pela implantação e o tamanho do polo que pretende criar, conforme deliberação do Conselho Técnico Administrativo da UNIVESP (CTA) vigente, disponível também em: https://www.univesp.br/transparencia/chamamento-publico-polos.
Em caso de dúvidas, enviar e-mail para: credenciamento.polos@univesp.br, no assunto, destacar “Edital de Chamamento Público Rotativo nº 01/2021”. O prazo para resposta é de até cinco dias úteis.

Sobre a Univesp
Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 50 mil alunos de graduação. Além dos cursos oferecidos no último vestibular, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais, a universidade mantém estudantes matriculados em Tecnologia em Gestão Pública (parceria com o CPS) Biologia, Química e Física. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garante a interação do discente com o facilitador. Em 2022, a universidade possui 414 polos e está presente em 360 municípios do Estado, que abrigam mais de 92% da população paulista.