Entenda como acordos entre países foram fundamentais para a estrutura internacional contemporânea

13/06/14


O Brasil acaba de assinar um acordo com o governo da Argentina, no qual destrava o comércio automotivo entre os países, que enfrentava dificuldades desde o ano passado. Este é um exemplo atual de relação internacional. Contudo, outros acordos entre países foram fundamentais para a estrutura internacional contemporânea. Para entender mais sobre como se moldaram as relações internacionais (RI), o curso História das Relações Internacionais, produzido pela UNIVESP TV a partir de disciplina ministrada na Universidade de São Paulo (USP) por Peter Demant, traz videoaulas sobre o tema para estudo.

O curso, dividido em 18 aulas, traz um breve panorama das relações internacionais nas Idades Antiga e Média e tem como foco principal o desenvolvimento do mundo internacional até a dupla revolução da modernidade: a política, francesa, e a industrial, inglesa. Este período foi caracterizado pelo crescente poder econômico, militar e tecnológico de alguns Estados relativamente bem organizados na Europa ocidental.

Embora a ênfase esteja na história política europeia dos séculos XVI a XIX, as aulas não negligenciam três perspectivas alternativas: (1) contatos entre sociedades antes da Idade Moderna; (2) relações internacionais econômicas, religiosas e culturais, fora da esfera exclusivamente política; e (3) relações internacionais das principais civilizações não-ocidentais (China, Índia e islã).

Combinando a narrativa ‘clássica’ das relações internacionais na época moderna com uma visão mais abrangente e menos eurocêntrica, o curso prepara os participantes para um melhor entendimento das RI no século XX.

Acesse as vídeoaulas no link.