Com o tema 'Excelência e Inclusão na Educação a Distância', encontro abordará atividades de ensino, pesquisa e extensão, além de ações em parcerias com secretarias e instituições

25/10/24

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) organiza o I Congresso Univesp– Excelência e Inclusão na Educação a Distância, no dia 30/10, no auditório da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), no Memorial da América Latina, capital paulista. O encontro reunirá colaboradores, orientadores de polos, alunos e parceiros para um diálogo referente às atividades acadêmicas, pesquisa e extensão da instituição. A iniciativa será transmitida ao vivo no canal oficial da Univesp do YouTube.

A abertura do evento contará com a participação do presidente da Univesp, professor Marcos Borges, da secretária-executiva de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Stephanie da Costa, e do secretário da SEDPcD, Marcos da Costa. Em seguida, um dos membros do Conselho de Curadores da Universidade, professor Ignácio Poveda, fará uma mesa temática voltada à inclusão da pessoa com deficiência.

Na sequência, Marcos Borges comandará a imersão “Os desafios da Educação a Distância (EaD)”, que contará com as participações do coordenador do Laboratório de Informática na educação (LInE) e do Laboratório de Ensino de Matemática no Instituto de Matemática e Estatísticas (IME- USP), professor Leônidas Brandão, e do diretor de Regulação e Qualidade da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), professor Jair dos Santos Junior. A ideia é traçar um panorama das conquistas da modalidade no Brasil, discussões e deliberações sobre questões relacionadas ao tema, além do uso de ferramentas e metodologias de aprendizagem inovadoras, capacitação do corpo docente e acessibilidade. “Esta será a primeira edição do Congresso, que plantará a semente para um evento, que nos próximos anos, inclua outras iniciativas, entre elas, os melhores projetos de graduação e pesquisas produzidas anualmente, sem deixar de ser um espaço de diálogo sobre a EaD e o futuro da educação no país”, ressalta Borges.

O encontro trará ainda o painel “Univesp em foco”, com as participações do presidente da Univesp, da diretora acadêmica Lubienska Ribeiro, do diretor administrativo Robson Giordano, do assessor da presidência da Univesp, Ricardo Caceffo, do consultor do Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), Afranio Cosmos Gonçalves da Rocha e do superintendente do Instituto de Pesquisas Eldorado, Roberto Stephanes Soboll, além da representante da Softex, Glaucia Chiliatto. Na ocasião, serão apresentados números e atividades da instituição, além de parcerias com empresas voltadas à capacitação de estudantes.

Para fechar o dia, a instituição fará homenagens com as entregas de certificados de 'Honra ao Mérito' e de 'Destaque' a alunos e profissionais formados pela Univesp. Os reconhecimentos foram instituídos em 2024. O primeiro é oferecido ao concluinte que finalizou seus estudos dentro do prazo previsto e apresentou a melhor média de notas no decorrer da graduação.  Já o segundo, é destinado aos estudantes e egressos, que foram destacados pelas conquistas de prêmios em competições ou por suas trajetórias inspiradoras que reforçam o papel de excelência na formação acadêmica.

Resumo da Programação

8h às 9h: recepção
9h: abertura
9h30 às 10h45: mesa temática da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência