Com o tema, “Inteligência Artificial e a democratização do acesso ao conhecimento”, encontro abordou tecnologia, atividades de ensino, pesquisa e extensão

24/10/25


A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), realizou nos dias 22 e 23 de outubro, no auditório da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), no Memorial da América Latina, na capital paulista, o II Congresso Acadêmico “Inteligência Artificial e a democratização do acesso ao conhecimento”. A segunda edição do evento reuniu colaboradores, orientadores de polos, alunos, ex-estudantes, pesquisadores e representantes de instituições públicas e empresas parceiras para um diálogo referente às atividades acadêmicas, tecnologia, pesquisa e extensão da instituição.

Em 2025, com a proposta de oferecer um melhor aproveitamento dos temas apresentados, a ação foi dividida em dois dias. O primeiro, voltado a palestrantes e aos polos, que tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e ações desenvolvidas nas unidades presenciais, como feiras, eventos e outras atividades direcionadas à sociedade, além do estreitamento do diálogo com representantes das diretorias e presidência da instituição. Já o segundo, foi destinado aos colaboradores da Univesp, alunos e ex-estudantes da instituição.
A abertura do evento contou com a participação de Marcos Borges, do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (SCTI), Vahan Agopyan e do secretário da SEDPcD, Marcos da Costa. Em seguida, aconteceu a apresentação “Univesp em Foco”, comandada pelo líder da instituição, que trará números, parcerias, iniciativas e informações sobre os cursos.
Na sequência, o consultor da SEDPcD, professor Ignácio Poveda, mediou a I Mesa Temática “Acessibilidade e Inclusão na era da IA Generativa”, que teve as participações, da professora do quadro permanente da Univesp, na área de Educação Especial, Cristina Bressaglia Lucon, da professora da Universidade Federal de São Carlos, Ana Luiza Chaves Gomes e do coordenador de desenvolvimento e produção de Material Didático da Univesp, Wesley de Souza Lima.
No período da tarde, aconteceu uma sessão com relatos de experiências, encaminhados pelos polos. Na oportunidade, quatro iniciativas desenvolvidas por orientadores de cinco unidades presenciais foram apresentadas, entre elas, São José dos Campos, Vinhedo, Mirassol, São Pedro e Santa Maria da Serra. Os trabalhos dos polos passaram por uma banca avaliadora, que levantou as principais ações voltadas ao desenvolvimento dos estudantes. O painel foi encerrado com a palestra “Educação e inovação: construindo comunidades criativas”, ministrada por Janine Schultz, diretora executiva da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC). O final do dia foi marcado por diálogo entre orientadores de polos e colaboradores da presidência e das diretorias administrativa e acadêmica.

Segundo dia do evento

O dia 23 foi aberto pela mesa temática “O Futuro da Univesp”, com a mediação de Marcos Borges e as participações do coordenador de Ensino Superior da SCTI, Marcos Martins, do professor aposentado do Instituto de Computação da Unicamp, Arthur João Catto e do assessor técnico da presidência da Univesp, Ricardo Caceffo. Ainda pela manhã, representantes da diretoria administrativa fizeram uma apresentação sobre ações e conquistas da Univesp no último ano.
Na sequência, aconteceu a mesa temática “Inteligência Artificial: implicações e desafios”, mediada pela professora da Univesp, Milena Solda Policastro, com as participações do professor da Univesp, José Avelino Placca, do educador e pesquisador Allan Pscheidt e do professor do Centro Paula Souza, Álvaro Gabriele.
No período da tarde, ocorreram as apresentações dos melhores Projetos Integradores e de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), indicados pelos orientadores de polos. Uma comissão científica, formada por professores da Univesp, escolheu sete iniciativas para exposição.

O encerramento do evento foi marcado por homenagens e as entregas de certificados de 'Honra ao Mérito' e de 'Destaque' a alunos e profissionais formados pela Univesp. Os reconhecimentos foram instituídos em 2024. O primeiro é oferecido ao concluinte que finalizou seus estudos dentro do prazo previsto e apresentou a melhor média de notas no decorrer da graduação.  Já o segundo, é destinado aos estudantes e egressos, que foram destacados pelas conquistas de prêmios em competições ou por suas trajetórias inspiradoras que reforçam o papel de excelência na formação acadêmica.
Confira a programação completa, aqui. 

O II Congresso Acadêmico da Univesp foi transmitido ao vivo no canal oficial da Univesp, no YouTube:

Dia 22/10:
 
Dia 23/10

Agradecemos a participação de todos!