Saiba mais sobre o assunto e acompanhe os principais fenômenos astronômicos desta semana em programa da UNIVESP TV.

06/06/16

Gustavo Rojas, astrofísico do Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos, em mais um programa  da série “Céu da Semana”, da UNIVESP TV, dá dicas de como olhar para o céu, quais constelações estão em destaque, fases da lua, e os principais fenômenos astronômicos.

No vídeo desta semana, Rojas fala sobre as imagens capturadas pelo telescópio Hubble após a sua primeira manutenção, que logo se tornariam históricas. O reparo no telescópio contou com a instalação de um sistema de correção ótica que eliminou as aberrações causadas pelo espelho deformado e permitiu a captação de imagens com muita nitidez.

Meses após o seu conserto, o Hubble capturou imagens inéditas da colisão entre o cometa Shoemaker-Levy 9 e o planeta Júpiter. Em 1995,  outra imagem histórica do telescópio foi divulgada: a região de formação estelar Messier 16, conhecida como Nebulosa da Águia, que revelou milhares de objetos celestes jamais vistos, constituindo uma das imagens astronômicas mais conhecidas do grande público, batizada de “pilares da criação”.

No final do mesmo ano, o então diretor do Instituto de Ciências de Telescópios Espaciais, Robert Williams apontou o Hubble para uma minúscula região do céu onde quase não havia estrelas visíveis. Durante dez dias, o telescópio coletou, a partir de fotos sequenciais, imagens profundas do universo, revelando milhares de galáxias até então desconhecidas. Chamada de Campo Profundo do Hubble, a experiência telescópica se tornou uma das mais importantes descobertas astronômicas do mundo.

O que observar no céu desta semana

No início da noite, o planeta Júpiter pode ser observado à leste na Constelação de Leão, e fica visível até as 23h30. Na noite de 11 de junho, a lua crescente estará ao lado de Júpiter. Marte pode ser observado no começo da noite, também à leste, na Constelação de Libra, e fica visível até as 4h30 da manhã. Saturno continua visível próximo à Marte durante toda a noite, na Constelação do Ofiúco ou Serpentário. Antes do amanhecer, aparece o planeta Mercúrio à leste, a partir das 5h30, na Constelação de Touro.