Programa da UNIVESP TV promove debate sobre os temas com professores da USP e Unicamp

25/04/16

O programa Complicações, da UNIVESP TV, aborda nesta edição o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff, bem como a questão da governabilidade. Para comentar os temas, foram convidados os professores Armando Boito Junior, titular em Ciência Política no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual de Campinas (IFCH-Unicamp), e Brasilio Sallum Junior, titular em Sociologia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas na Universidade de São Paulo (FFLCH-USP).

A admissibilidade do processo de impeachment foi aprovada no último dia 17, na Câmara dos Deputados, com 367 votos favoráveis e 137 contrários. Agora, segue para o Senado, que decide se julga as denúncias ou arquiva as investigações contra a presidente.

Sobre a possibilidade da presidente manter o mandato, Boito comenta que diferentemente do que acorreu com Fernando Collor, esse processo não será indolor. “A Dilma Rousseff, o PT, possuem base popular, base social, e eles estão lutando contra o impeachment. A possibilidade de que a mobilização e a luta de rua cresçam e a aprovação do impeachment no Senado seja dificultada, isso é uma possibilidade real”.

Sallum concorda com Boito, mas diz que a possibilidade de Dilma manter o mandato é pequena devido à baixa influência das mobilizações populares no Senado. “A movimentação de rua provavelmente tem menos efeito sobre o Senado do que sobre a Câmara”, comenta. Para o pesquisador, o afastamento da presidente provavelmente ocorrerá no dia 12 de maio por maioria simples.

Acompanhe a entrevista completa: