Pesquisadora comenta o tema e traz reflexões sobre a docência universitária nesse contexto, em programa da UNIVESP TV

18/03/16

Em entrevista à UNIVESP TV, a pesquisadora Valéria Cordeiro Fernandes Belletati comenta o processo de inclusão de alunos do ensino básico público na universidade pública e o envolvimento de docentes com a questão. Os resultados apresentados são da sua tese de doutorado, intitulada “Dificuldades de alunos ingressantes na universidade pública: indicadores para reflexões sobre a docência universitária”, defendida em 2011 na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Para a pesquisadora, a baixa qualidade do ensino básico público dificulta a continuidade dos estudos desses alunos na educação superior. “Eles têm que buscar superar essas dificuldades e às vezes não conseguem". O problema, para Belletati, não se restringe à esfera educacional: “É [também] um problema social, econômico e político”, argumenta.

A motivação para o estudo, de acordo com a pesquisadora, se deu a partir da sua preocupação com a elitização presente na universidade pública, com os programas e políticas de inclusão social que vêm ampliando a possibilidade desses alunos ingressarem no ensino superior e  com a formação de qualidade.

Descubra no vídeo se tais questões envolviam ou não a participação e o interesse dos professores universitários: