Pesquisadora comenta o tema e traz reflexões sobre a docência universitária nesse contexto, em programa da UNIVESP TV
Em entrevista à UNIVESP TV, a pesquisadora Valéria Cordeiro Fernandes Belletati comenta o processo de inclusão de alunos do ensino básico público na universidade pública e o envolvimento de docentes com a questão. Os resultados apresentados são da sua tese de doutorado, intitulada “Dificuldades de alunos ingressantes na universidade pública: indicadores para reflexões sobre a docência universitária”, defendida em 2011 na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.
Para a pesquisadora, a baixa qualidade do ensino básico público dificulta a continuidade dos estudos desses alunos na educação superior. “Eles têm que buscar superar essas dificuldades e às vezes não conseguem". O problema, para Belletati, não se restringe à esfera educacional: “É [também] um problema social, econômico e político”, argumenta.
A motivação para o estudo, de acordo com a pesquisadora, se deu a partir da sua preocupação com a elitização presente na universidade pública, com os programas e políticas de inclusão social que vêm ampliando a possibilidade desses alunos ingressarem no ensino superior e com a formação de qualidade.
Descubra no vídeo se tais questões envolviam ou não a participação e o interesse dos professores universitários:
Mais de Notícias
-
Provão Paulista libera 10 mil vagas para o segundo semestre
-
Univesp oferece 54 vagas para supervisor pedagógico em Processo Seletivo Simplificado
-
Univesp abre Concurso Público para a contratação de 17 professores doutores
-
Univesp realiza I Solenidade de Formatura de 2025
-
Inscrições para credenciamento de docentes conteudistas da Univesp vão até 26 de março