Livro narra testemunhos de crianças filhas de militantes políticos e guerrilheiros que lutaram contra a repressão militar no Brasil

16/11/15


Tatiana Merlino fala em entrevista para a UNIVESP TV sobre o livro organizado por ela, Infância Roubada (Ed. Assembleia Legislativa do Estado de São paulo, 2014), que conta a experiência de crianças atingidas pela Ditadura Militar no Brasil. A publicação relata, em textos escritos na primeira pessoa, 24 dramas de crianças filhas de militantes políticos e guerrilheiros que lutaram contra a repressão militar.

A obra é resultado do ciclo de audiências “Verdade e Infância Roubada” realizado pela Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”, entre 6 e 20 de maio de 2013. Na ocasião, foram ouvidos cerca de 40 testemunhos de filhos de presos políticos, perseguidos e desaparecidos da ditadura. De acordo com Merlino, essas crianças têm hoje entre 40 e 50 anos.

Os depoimentos foram marcados por lembranças da prisão, do exílio, do desamparo, de questionamentos em relação às suas identidades, de medo, insegurança, isolamento, solidão e vazio que, em muitos casos, são traumas não superados. “Foram convidadas cerca de 60 pessoas. Destas, muitas confirmaram presença, [mas] não tiveram condições emocionais de ir. Essa é a prova de como essa questão ainda é uma ferida aberta para essas pessoas. Um tema muito difícil de ser tratado”.

É possível acessar a versão digital do livro no site http://verdadeaberta.org

Assista à entrevista: