Programa do MEC identifica iniciativas inéditas e criativas para a melhoria da qualidade do ensino brasileiro

25/04/16

O Ministério da Educação (MEC) criou recentemente o Programa de Estímulo à Criatividade na Educação Básica, com o objetivo de identificar iniciativas inéditas e criativas para a melhoria da qualidade do ensino brasileiro. Para tanto, visitou muitas escolas de todo o Brasil para conhecer projetos inovadores. O programa Desafios da Educação, da UNIVESP TV, recebe os educadores Denis Plapler, representante do MEC, e Eda Luiz, do Centro Integrado de Educação de Jovens e Adultos (Cieja) de Campo Limpo, para discutir o assunto.

O MEC abriu consulta pública e visitou 178 escolas que organizam seus espaços e tempos pedagógicos de maneira inovadora. O colégio da professora Eda, com 1300 alunos e formação voltada para jovens e adultos a partir dos 15 anos é uma delas.  Segundo ela, ouvir a comunidade para entender o que eles gostariam que fosse a escola, foi a maneira inovadora encontrada para trazer os jovens de volta para o ambiente escolar. “Começamos a trabalhar um pouco o protagonismo. […] Por incrível que pareça, o primeiro pedido em uma assembleia foi que não tivéssemos carteiras, eles queriam mesas, se olhar, trabalhar em conjunto”, conta.

Plapler defende que é preciso promover iniciativas que trabalhem mais em grupo. “Essa iniciativa do MEC vem para tentar colaborar na otimização do respeito aos diferentes tempos e ritmos de aprendizagem”.

“Muita gente investindo em educação e pouco se discute a fundo o que é uma educação de qualidade. Inovar é preciso, para a gente fazer do espaço público […] um espaço de produção de cultura, de aprendizado e de vida”, reflete Plapler, ao abordar a diferença entre ensino e escolarização.

O Programa de Estímulo à Criatividade na Educação Básica não se limita às escolas públicas, mas também se estende aos colégios privados e às diversas organizações que estão repensando o modelo convencional de educação, cujas iniciativas podem ser acompanhadas pelo site do programa: http://criatividade.mec.gov.br/.

Assista à entrevista: