Conforme Portaria, o prazo para inscrições terminou às 18h, desta quinta-feira (12/12)

09/12/19

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) encerrou as inscrições para o novo Programa de Especialização "Desenvolvimento de Soluções Inovadoras para a Educação a Distância”. O prazo para os candidatos foi determinado pela Portaria Univesp PR nº 123/2019, de 26 de novembro de 2019. A ação é destinada a titulados em pós-graduação (mestres e doutores) e tem duração de 40 horas semanais, sendo quatro dedicadas ao estudo teórico e 36 para a realização de atividades práticas, na sede da Univesp, localizada na capital paulista. Serão oferecidos dois tipos de bolsas, durante a atuação de 24 meses: os TT4 – A recebem bolsas de R$ 5.087,20 e os TT5, de R$ 7.372,00.

Acesse as normas operacionais para o ingresso e saiba mais informações: https://bit.ly/2P5WuoA

De acordo com a diretora acadêmica da Univesp, professora Simone Telles, a iniciativa promove uma formação sólida em temáticas e conteúdos de gestão administrativa e pedagógica voltadas à educação a distância (EaD). “Vamos unir esforços de vários pesquisadores e explorar tecnologias de informação para criarmos soluções inovadoras, que contribuam para a produção e difusão de conhecimentos relacionados aos cursos virtuais”, explica.

O Programa selecionará mestres e doutores, nas áreas direcionadas à Administração e Economia; Educação; Ciência da Computação; Matemática, Estatística e Física; Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia Elétrica; Linguística, Letras e Artes. Segundo o presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo, a curso propiciará aos participantes a capacidade de gerenciar formas de comunicação no ambiente virtual de aprendizagem, além de diferenciar tipos de feedback que promovam um aprendizado qualitativo. “Os integrantes terão vivência e habilidades crítica-reflexivas para docência em EaD, por meio das atividades que serão propostas no decorrer do curso”, ressaltou.

A especialização será composta por seis disciplinas, com duração de três meses cada, são elas: Educação a Distância; Mediação Pedagógica na Educação a Distância; Ensino e Aprendizagem Colaborativos na Educação a Distância; Recursos para Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância; Design Didático para EaD e Prática Supervisionada em EaD. Ao final das disciplinas, os alunos terão o período de seis meses para desenvolverem o Trabalho de Conclusão de Curso. O número de vagas estabelecido para cada tipo de bolsa dependerá de disponibilidade orçamentária.

Processo de seleção

O processo de seleção para as bolsas possuirá uma comissão acadêmica por área, que fará a avaliação dos candidatos, de acordo com as informações prestadas no formulário de inscrições.

Cada candidato deverá ser avaliado em dois quesitos:

Curriculum Vitae - o candidato deverá preencher o formulário com as informações básicas de seu currículo, que serão pontuadas de acordo com as tabelas do edital. No ato da matrícula, todas as informações preenchidas deverão ser comprovadas por meio de declarações, diplomas, certificados ou demais documentos que atestem as informações declaradas. Caso o candidato não comprove, será desclassificado.

Projeto - o candidato deverá apresentar um projeto sobre o tema escolhido, respondendo a uma questão problema relacionada a ele em até 2.000 caracteres, contando espaços. A avaliação do projeto levará em conta: (a) a habilidade para escrever sobre os temas abordados; (b) a consistência da solução trazida; e (c) inovação e capacidade de resolução de problemas. O projeto apresentado deverá propor uma solução ao cenário-problema da área desejada.

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Entre seus principais parceiros, destacam-se o Centro Paula Souza (CPS) e as universidades USP, Unesp, Unicamp. A Univesp conta com mais de 31 mil alunos matriculados e está presente em 373 polos do Estado, localizados em 316 municípios, mais de 47% do território paulista. São oferecidos os cursos de Tecnologia em Gestão Pública, Engenharias de Produção e Computação, Licenciaturas em Biologia, Química, Física, Matemática, Pedagogia e Letras e os novos, Bacharelado em Tecnologia da Informação e Bacharelado em Ciência de Dados. Os cursos da instituição são realizados em ambiente virtual, que garante a interação do estudante com o tutor, além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e os conteúdos pedagógicos.