Atividade propõe uma forma lúdica de aprender Matemática com Educação Física

20/04/23


Um grupo de discentes do curso de Pedagogia, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), polo Cravinhos, desenvolveu Projeto Integrador (PI) para impulsionar o aprendizado de crianças do Ensino infantil, por meio de um jogo interdisciplinar, didático e dinâmico que envolve as disciplinas de Matemática e Educação Física. A atividade lúdica auxilia no desenvolvimento cognitivo e facilita o processo de aprendizagem de alunos entre 4 e 5 anos. Os estudantes Cíntia Loureiro, Fernanda Queirós, Gustavo Zampieri, Leandro Bernardes, Michele Fattori, Thiago Tostes, Washington de Paula e Silva foram os idealizadores do PI, com a orientação de Karen Macedo. O trabalho “Matemática e Educação Física: Jogando com a Interdisciplinaridade na Educação Infantil”, propõe uma espécie de boliche, aplicado na escola particular Sementinha, em Ribeirão Preto, São Paulo.

A brincadeira foi criada considerando que as disciplinas de Educação Física e Matemática estão relacionadas com os campos de experiências “corpo, gestos e movimentos” e “espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A equipe utilizou a metodologia proposta no modelo do Design Thinking, constituído em cinco etapas: Descoberta, Interpretação, Ideação, Prototipação e Implementação.

O relatório final do PI ressalta a importância de utilizar jogos durante as dinâmicas escolares para melhorar o desempenho psicomotor do aluno, além de beneficiar o desenvolvimento da atenção, imaginação e da inteligência. “Na educação, a utilização de jogos durante uma atividade, permite que o desempenho psicomotor da criança alcance níveis, que só mesmo a motivação intrínseca consegue alcançar. Como consequência, a criança fica mais calma, relaxada e aprende a pensar, estimulando sua mente”, afirma a equipe. De acordo com o grupo da Univesp, os participantes da experiência se envolveram e divertiram durante a execução da atividade. 

Boliche: Contando e Movimentando

 Jogo interdisciplinar, que se baseia nas regras e ideias tradicionais do boliche. O objetivo da brincadeira é derrubar os pinos que estão numerados de 1 a 5. Cada pino possui uma imagem simbólica referente a um exercício físico. Após derrubar um pino, a criança deve reconhecer o número e sortear um cartão numerado para realizar uma adição com o número do pino derrubado. O resultado determina o número de repetições do exercício físico que o estudante deve cumprir.


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Imagens: cedidas pelos alunos do PI (divulgação)

Sobre a Univesp


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