Atividade propõe uma forma lúdica de aprender Matemática com Educação Física
Um grupo de discentes do curso de Pedagogia, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), polo Cravinhos, desenvolveu Projeto Integrador (PI) para impulsionar o aprendizado de crianças do Ensino infantil, por meio de um jogo interdisciplinar, didático e dinâmico que envolve as disciplinas de Matemática e Educação Física. A atividade lúdica auxilia no desenvolvimento cognitivo e facilita o processo de aprendizagem de alunos entre 4 e 5 anos. Os estudantes Cíntia Loureiro, Fernanda Queirós, Gustavo Zampieri, Leandro Bernardes, Michele Fattori, Thiago Tostes, Washington de Paula e Silva foram os idealizadores do PI, com a orientação de Karen Macedo. O trabalho “Matemática e Educação Física: Jogando com a Interdisciplinaridade na Educação Infantil”, propõe uma espécie de boliche, aplicado na escola particular Sementinha, em Ribeirão Preto, São Paulo.
A brincadeira foi criada considerando que as disciplinas de Educação Física e Matemática estão relacionadas com os campos de experiências “corpo, gestos e movimentos” e “espaços, tempos, quantidades, relações e transformações” da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A equipe utilizou a metodologia proposta no modelo do Design Thinking, constituído em cinco etapas: Descoberta, Interpretação, Ideação, Prototipação e Implementação.
O relatório final do PI ressalta a importância de utilizar jogos durante as dinâmicas escolares para melhorar o desempenho psicomotor do aluno, além de beneficiar o desenvolvimento da atenção, imaginação e da inteligência. “Na educação, a utilização de jogos durante uma atividade, permite que o desempenho psicomotor da criança alcance níveis, que só mesmo a motivação intrínseca consegue alcançar. Como consequência, a criança fica mais calma, relaxada e aprende a pensar, estimulando sua mente”, afirma a equipe. De acordo com o grupo da Univesp, os participantes da experiência se envolveram e divertiram durante a execução da atividade.
Boliche: Contando e Movimentando
Jogo interdisciplinar, que se baseia nas regras e ideias tradicionais do boliche. O objetivo da brincadeira é derrubar os pinos que estão numerados de 1 a 5. Cada pino possui uma imagem simbólica referente a um exercício físico. Após derrubar um pino, a criança deve reconhecer o número e sortear um cartão numerado para realizar uma adição com o número do pino derrubado. O resultado determina o número de repetições do exercício físico que o estudante deve cumprir.
Imagens: cedidas pelos alunos do PI (divulgação)
Sobre a Univesp
Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 62 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista, que abrigam mais de 92% da população paulista.
Mais de Notícias
-
Aluno Univesp colabora com segurança digital de empresa transnacional
-
Univesp coordena workshop e mesa no XIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação
-
Univesp e Instituto ELDORADO firmam parceria para capacitação de estudantes em diversas áreas de tecnologia
-
Encontro da MetaRed TIC Brasil discute inclusão, expansão do EAD e futuro da educação
-
Palestra sobre cidadania na era digital abre o 6º Encontro Metared TIC Brasil