Formatura das primeiras turmas do curso será em 2018; licenciados estarão aptos a atuar nos Ensinos Fundamental II e Médio

03/04/18


O curso de Biologia da Universidade Virtual de São Paulo (Univesp), conquistou o reconhecimento do Conselho Estadual de Educação (CEE), publicado no Diário Oficial do Estado, na última terça-feira, (27/03). Na mesma data, as Licenciaturas de Química e Física também foram reconhecidas. As primeiras turmas de Biologia, atualmente com 300 alunos, tiveram início em 2014 e devem concluir as aulas no meio do ano. 

O biólogo estuda todas as formas de vida, macroscópica ou microscópica. Ele pesquisa a origem, evolução, estrutura e o funcionamento dos organismos. Analisa as relações entre os diversos seres e o meio ambiente. O vasto campo de estudos na graduação permite que, uma vez formado, siga caminhos diversos, conforme seu interesse. Os licenciados estarão qualificados para atuar nas áreas de pesquisa e de ensino de Ciências e Biologia, nas redes pública e privada, dos Ensinos Fundamental II e Médio. 

De acordo com a supervisora do curso de Biologia da Univesp, Francynês Macedo, o mercado de trabalho para os estudantes de Licenciatura da Univesp é amplo, devido a carência de bons professores para atuar na educação básica. “Os alunos da instituição possuem acesso a aulas com professores renomados das principais universidades do país, como USP, UNICAMP e UNESP, o que é excelente para sua formação. A maioria não teria contato com esses docentes, se não fosse por meio de um curso de ensino a distância”, disse. 

Para Francynês, outro aspecto importante no desenvolvimento dos universitários é o acesso aos principais livros da área de Ciências Biológicas, disponibilizados nos 10 polos de ensino do curso, além de visitas técnicas a laboratórios e Museus. “Estou muito satisfeita com o desempenho dos alunos. Certamente serão ótimos profissionais”, concluiu.