“Tecnologias na Educação: Ensino, Aprendizagem e Políticas” destaca 16 artigos produzidos por alunos de pós-graduação da universidade, que participaram da especialização “Formação didático-pedagógica para cursos na modalidade a distância”

22/09/21


A Editora Artesanato Educacional lança o livro “Tecnologias na Educação: Ensino, Aprendizagem e Políticas”. Em 16 capítulos, a obra reúne Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs), da primeira turma dos facilitadores da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), que ao participarem, desde 2019, do programa de especialização “Formação didático-pedagógica para cursos na modalidade a distância”, recebem treinamento aprofundado em Educação a Distância (EaD) e praticam ações on-line, por meio de múltiplas tecnologias, junto aos discentes da graduação da Univesp. A publicação foi organizada por profissionais da instituição e conta com prefácio assinado pelo presidente, Rodolfo Azevedo.

O livro foi organizado em dois eixos temáticos que contemplam aspectos fundamentais para uma educação digital de qualidade, feito sob a curadoria de Mônica Cristina Garbin, Édison Trombeta de Oliveira, Celia Maria Haas, Glauce Barbosa Verão e Simone Telles. De acordo com os organizadores, a edição tem como ponto de partida a compreensão de que a docência em EaD e outras formas de ensino e de aprendizagem, com apoio das tecnologias, têm tomado cada vez mais espaço no âmbito educacional brasileiro.  

O primeiro eixo “Uso de tecnologias em processos de ensino e de aprendizagem”, reúne capítulos que dispõem de temas como mediação pedagógica com uso das tecnologias, trabalho com projetos e metodologias ativas, produção e seleção de recursos tecnológicos para contextos educacionais e design didático para elaboração de materiais. Já o segundo eixo, “Aspectos políticos e didáticos para a educação a distância”, aborda temáticas como comunicação via fórum, avaliação, feedback e suporte qualitativo aos estudantes, verificação de atividades avaliativas e de progresso e reflexão crítica da EaD.  

Para o presidente da universidade, professor Rodolfo Azevedo, a formação oferecida aos facilitadores é um divisor de águas em suas carreiras e permite que eles explorem profundamente o mundo educacional que surge no pós-pandemia, com as mais diversas possibilidades de ensino. Desde 2019, pensamos em oferecer formação de qualidade voltada a modernas metodologias de EaD, que já estava em expansão. Espero que as provocações desse livro ajudem a abrir horizontes e avançar em oportunidades para toda a sociedade brasileira, repensando estratégias e aprimorando outras. O futuro não terá apenas uma forma de ensino, e é importante ouvir todos os envolvidos para encontrar as melhores soluções. Boa leitura a todos”, ressalta.  

O livro pode ser encontrado no site da Editora Artesanato Educacional, por meio de PDF, disponibilizado no site da Univesp, ou pelo link.  

Sobre o Programa “Formação didático-pedagógica para cursos na modalidade a distância

A iniciativa é fruto de convênios firmados pela Univesp com a Universidade Paulista (USP), Universidade de Campinas (Unicamp) e Universidade Júlio de Mesquista Filho (Unesp). No Programa ofertado desde 2019, com duração de 24 meses, os estudantes de mestrado e doutorado das três instituições públicas paulistas atuam como facilitadores virtuais nos cursos de graduação da Univesp e recebem bolsas de estudos, pagas com recursos próprios do Governo do Estado de São Paulo, por meio da instituição.  

O objetivo da formação é desenvolver habilidades relacionadas à prática didática-pedagógica do bolsista em cursos virtuais com a colaboração de um supervisor. Para participar do Programa, os bolsistas devem permanecer matriculados em cursos de pós-graduação das universidades, ter formação nas áreas relacionadas às disciplinas de graduação da Univesp e possuir disponibilidade de 12 horas semanais.  

Sobre a Univesp    

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 50 mil alunos e está presente em 374 polos, localizados em 325 municípios, mais de 50% do território paulista, abrangendo 90% da população estadual. Além dos seis cursos oferecidos no vestibular: Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados e Engenharia de Computação, a universidade mantém estudantes matriculados em outros cinco: Biologia, Química, Física, Engenharia de Produção e Tecnologia em Gestão Pública (parceria com o CPS). Também oferta pós-graduação nas áreas de Educação a Distância e Engenharia. Os cursos são realizados em ambiente virtual, que garante a interação do estudante com o facilitador, além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e os conteúdos pedagógicos.