Conheça a trajetória de um dos pioneiros da Física Teórica no Brasil

20/01/15

Mario Schenberg (1914-1990), considerado um dos maiores físicos teóricos dos Brasil, publicou trabalhos nas áreas de termodinâmica, mecânica quântica, estatística, astrofísica e matemática. Foi diretor do Departamento de Física da Universidade de São Paulo (USP) de 1953 a 1961 e ajudou a fundar a Sociedade Brasileira de Física, da qual foi presidente de 1979 a 1981. Além cientista dedicado, Schenberg também atuou como crítico de arte e na política.

Em seu último livro, intitulado Mario Schenberg – o cientista e o político, a  professora aposentada do Instituto de Física da USP, Dina Lida Kinoshita, relata que Schenberg não era um simples militante, pois tinha alma civilista e sempre a favor da democracia. “O cientista e o político andam juntos”, afirma a autora.

O físico teve uma participação política ativa durante toda a sua vida, sendo proibido de entrar na USP e até mesmo de ter contato com os alunos, além de ter sido preso mais de uma vez pela ditadura militar brasileira.

Assinta na íntegra à entrevista de Kinoshita ao programa Livros, da UNIVESP TV, sobre a biografia do cientista e político brasileiro: