02/04/19

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) esclarece que o processo de vestibular para o início de 2019 não foi planejado pela gestão anterior. Não havia estudo para a instalação de novos cursos, vagas ou sequer empresa contratada para aplicação do processo seletivo. O planejamento deveria ter sido iniciado em setembro de 2018, para que as provas ocorressem em janeiro deste ano. Diante do quadro, a atual direção elaborou mapeamento interno, que apontou questões estruturais e acadêmicas, entre elas, a falta de profissionais para o apoio ao estudante.

Como medidas emergenciais, a atual gestão firmou convênio com as universidades USP, Unesp e Unicamp para garantir o apoio ao estudante por meio da interlocução de 800 bolsistas no ambiente virtual. Também já realiza estudo para a implantação de novos sistemas que atendam às necessidades discentes e ampliou a vistoria na infraestrutura de polos, que mediante convênio, é de responsabilidade das prefeituras.

A elaboração do vestibular do 2º semestre de 2019, anunciado no último domingo, (31/03), foi elaborado pela universidade de forma criteriosa, que levou em consideração a demanda dos municípios, vocação regional e número de habitantes. O processo seletivo será o de maior alcance territorial, 183 polos de 155 municípios serão contemplados, incluindo a capital paulista. As inscrições acontecem em maio. Vale ressaltar que a proposta da atual gestão é a de garantir uma educação a distância de qualidade, pautada na transparência e no planejamento.