02/02/26


Em conformidade com as normas vigentes no Sistema Estadual de Ensino de São Paulo, a oferta, regulação e acompanhamento dos cursos superiores da Univesp observam as Deliberações do Conselho Estadual de Educação – CEE/SP, em especial as diretrizes próprias para Educação a Distância (EaD), que definem a modalidade, seus requisitos de qualidade, e o papel dos polos de apoio presencial.Nesse arcabouço, a regulação e a avaliação constituem referencial básico para garantia de qualidade no âmbito do CEE/SP.

Nessas condições, esclarecemos que todos os estudantes já matriculados e aqueles que ingressarem no Vestibular 2026 terão assegurado o direito de integralizar o curso conforme o modelo pedagógico, organização didático-pedagógica e na modalidade EaD previstas no específico Projeto Pedagógico do Curso (PPC) vigente à época do ingresso, observados os prazos e condições do Edital, com início das aulas previsto para junho de 2026.

A Univesp acompanha permanentemente as atualizações normativas estaduais e federais sobre oferta, organização curricular e requisitos de formação, utilizando-as como referências convergentes de qualidade, sempre em consonância com o regime jurídico do Sistema Estadual. No âmbito estadual, a EaD é definida pela mediação didático-pedagógica com uso de tecnologias, material multimídia de qualidade, atualização pessoal, políticas de acesso, acompanhamento e avaliação compatíveis, com atividades educativas em lugares e tempos diversos.

Reiteramos que, no modelo institucional da Univesp, as atividades presenciais previstas no PPC — principalmente quanto aos nossos Projetos Integradores — são realizadas em polos devidamente autorizados ou em ambiente profissional, conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais e Estaduais pertinentes. Além disso, o polo é concebido como unidade acadêmica e operacional descentralizada voltada ao desenvolvimento dessas atividades presenciais, devendo manter infraestrutura física, tecnológica e de pessoal compatível com o PPC.

No caso específico das Engenharias, a Univesp estrutura sua oferta de modo a assegurar as atividades práticas e de laboratório utilizando como base ferramentas tecnológicas com uma supervisão acadêmica, por meio da rede de polos e dos arranjos presenciais definidos em PPC, alinhando-se à lógica regulatória que, inclusive no âmbito federal, privilegia formatos com componentes presenciais e síncronos mediados.

Em relação aos cursos do Eixo de Licenciatura, a Univesp está ofertando, pela última vez, com ingresso em junho de 2026, vagas para seus já conhecidos e bem-sucedidos projetos pedagógicos, que seguem as diretrizes curriculares nacionais (2019) e as normativas estaduais correlatas, tendo em vista que o CEE-SP estabelece que o segundo semestre de 2026 é o prazo limite para que cursos ofertados estejam em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais de 2024.

Quanto aos demais cursos de graduação, a Univesp manterá a oferta conforme os respectivos Projetos Pedagógicos de Curso vigentes, garantindo continuidade, regularidade acadêmica e atendimento integral às normativas vigentes do Sistema Estadual de Ensino.

Vale destacar que a Univesp conta com mais de 450 polos ativos, distribuídos em mais de 380 municípios do Estado de São Paulo, assegurando infraestrutura física e apoio presencial aos estudantes para atendimento, serviços de secretaria, orientação para provas  e atividades acadêmicas, incluindo os Projetos Integradores, fortalecendo o caráter público, inclusivo e territorialmente capilar da Instituição.