Especialista explica para que serve o observatório e apresenta os principais fenômenos astronômicos que podem ser observados até 22 de novembro
Todas as semanas, os astrofísico Gustavo Rojas apresenta dicas de como olhar para o céu, quais constelações estão em destaque, fases da lua e os principais fenômenos astronômicos.
Nos próximos dias, os planetas aparecerão somente durante a madrugada: às 03:00 Júpiter surge a leste na constelação de Leão; às 04:00, Marte e Vênus ficam na constelação de Virgem.
Na madrugada de 18 de novembro acontece o pico da chuva de meteoros leonídeos. Para observá-la é preciso olhar em direção à constelação de Leão. A taxa de meteoros observados devem ser de uma dezena por hora.
Rojas fala também sobre o Observatório Palomar – um observatório privado, localizado no Sul da Califórnia, Estados Unidos, na Montanha Palomar. Além de um grande refletor de 5 metros – o telescópio Hale -, o observatório conta com vários outros instrumentos, incluindo a câmera Schmidt (48 polegadas) de Samuel Oschin.
Assista ao programa:
Mais de Notícias
-
Aluno Univesp colabora com segurança digital de empresa transnacional
-
Univesp coordena workshop e mesa no XIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação
-
Univesp e Instituto ELDORADO firmam parceria para capacitação de estudantes em diversas áreas de tecnologia
-
Encontro da MetaRed TIC Brasil discute inclusão, expansão do EAD e futuro da educação
-
Palestra sobre cidadania na era digital abre o 6º Encontro Metared TIC Brasil