Pesquisadores induzem tremores para analisar a crosta terrestre

14/05/15

Para medir a espessura da crosta terrestre brasileira, uma equipe de geofísicos realizou explosões em vários pontos do Estado de São Paulo, por meio de uma técnica que analisa a propagação das ondas de choque no interior da Terra. O programa SP Pesquisa acompanhou a instalação dos instrumentos de medida e uma das explosões realizadas para a pesquisa.

Esse esforço para determinar a espessura da crosta também integra uma pesquisa realizada no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo, para explicar os tremores de terra que existem no Brasil. De acordo com uma das investigações apresentadas no programa, existe uma correlação entre a sismicidade brasileira e o excesso de massa no interior da crosta. Em áreas de crosta mais fina, há maior interface entre a crosta e o manto, que é mais denso. Os pesquisadores constataram que as tensões criadas nessas áreas de interface podem ser suficientes para induzir tremores de terra. O programa explica por que e como isso acontece.

De acordo o geólogo da Universidade de Brasília Reinhardt Fuck, a investigação visa verificar a natureza da crosta continental, sua espessura e estrutura. “Estamos interessados em saber o que há na terceira dimensão, ou seja, em profundidade”, disse.

A pesquisa complementa um experimento feito há dois anos dentro do mar, na Bacia de Santos, pela Petrobrás e pelo Instituto Francês de Pesquisa e Exploração do Mar. “[O objetivo da pesquisa é] ver como é a transição da crosta continental para a crosta oceânica”, diz Fuck, uma vez que, segundo o pesquisador, a estrutura passa de 40 quilômetros de espessura para 10 quilômetros ou menos no oceano, assumindo natureza completamente diferente.

Assista ao vídeo e confira como é realizada a explosão que induz as ondas sísmicas para pesquisa: