UNIVESP TV acompanha pesquisa arqueológica em sítio lítico no interior de São Paulo
A série especial SP Arqueologia, da UNIVESP TV, visita sítio arqueológico em Ipeúna, no interior de São Paulo, para acompanhar a pesquisa comandada pelo professor Astolfo Araújo, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade São Paulo (MAE-USP).
O grupo de pesquisadores procura entender como ocorreu a ocupação dos paleoíndios no Estado de São Paulo, buscando vestígios que ajudem a completar o que Astolfo define como uma “lacuna”: “A gente não tem quase nada [de informação arqueológica] nessa faixa que vai de 12 mil até 8 mil anos atrás” para a região.
Araújo trabalha desde 2010 no sítio Lagoa do Camargo, onde encontrou material lítico, ou seja, pedra lascada pelo homem do passado e utilizada para caçar e cortar alimentos. Em visita da equipe da UNIVESP TV ao sítio, os pesquisadores demostraram a técnica de tradagem, em que furos realizados em profundidade no chão são utilizados para encontrar materiais arqueológicos. “Nós abrimos quadras de um 1m² e, nelas, encontramos mais materiais arqueológicos e carvão”. De acordo com Araújo, a análise do carvão encontrado deu como resultado uma idade de cerca de onze mil e quinhentos anos.
Confira o vídeo:
Mais de Notícias
-
Provão Paulista libera 10 mil vagas para o segundo semestre
-
Univesp oferece 54 vagas para supervisor pedagógico em Processo Seletivo Simplificado
-
Univesp abre Concurso Público para a contratação de 17 professores doutores
-
Univesp realiza I Solenidade de Formatura de 2025
-
Inscrições para credenciamento de docentes conteudistas da Univesp vão até 26 de março