O astrofísico Gustavo Rojas conta como descobertas acidentais levaram ao desenvolvimento da radioastronomia e apresenta os principais fenômenos astronômicos que podem ser observados até 11 de outubro

08/10/15


Todas as semanas, o astrofísico Gustavo Rojas, do Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos, apresenta na UNIVESP TV dicas de como olhar para o céu e curiosidades relacionadas à astronomia.

Dando continuidade ao assunto da semana passada – a descoberta das ondas eletromagnéticas e sua aplicação na comunicação -,  Rojas fala nesta semana do nascimento do rádio, no início do século XX: uma tecnologia que tornou possível a comunicação quase que instantânea à grandes distâncias. Com o rápido desenvolvimento das telecomunicações baseadas em rádio, logo surgiram descobertas acidentais feitas com as antenas de transmissão e recepção de dados.

Uma dessas descobertas foi feita pelo físico norte-ameicano Karl Jansky (1905-1950). Ele trabalhava para a empresa Bell Labs, que planejava  inaugurar um novo serviço de chamadas via rádio entre os Estados Unidos e a Europa, e sua tarefa era investigar os ruídos que pudessem afetar essas chamadas. Para isso, ele construiu uma enorme antena móvel, apelidada de carrossel de Jansky, projetada para receber ondas de rádio.

O físico identificou dois tipos diferentes de ruído: um causado por tempestades elétricas e outro de origem desconhecida. Logo ele percebeu que a origem deste ruído desconhecido acompanhava o movimento das estrelas. Ao comparar a posição do ruído com o mapas astronômicos, verificou que a emissão mais forte coincidia com a do centro da Via Láctea, na constelação de Sagittarius. A descoberta feita em 1933, foi a primeira detecção bem sucedida de ondas de rádio vindas do espaço, e marcou o nascimento da radioastronomia – uma área extremante importante da pesquisa astronômica.

O que ver no céu desta semana

No céu desta semana, é possível observar, a olho nu, planeta Saturno que surge no início da noite, na constelação de Libra, e pode ser visto até às 21h30. Assim como na semana passada, de madrugada podemos ver três planetas a leste, na constelação de Leão. Vênus aparece às 03h30, seguido de Marte, meia hora mais tarde e por fim, Júpiter, que nasce às 04h30. O trio pode ser observado até o amanhecer.

Na madrugada do dia 9 de outubro, a Lua Minguante aparece entre Vênus e Marte.

 

Assista ao vídeo: