Segregação escolar e altas taxas estudantis são maiores problemas, segundo sociólogo

27/06/14

Os desafios com a educação podem variar de níveis em cada país. No caso da Espanha, uma nação de primeiro mundo, mas que encontra-se em crise financeira, um dos maiores desafios é a segregação escolar, segundo Antoni Verger, pesquisador da Universidade Autônoma de Barcelona.

Em entrevista ao programa Desafios da Educação, da UNIVESP TV, o pesquisador explica o porquê dos problemas com a segregação escolar, além das altas taxas estudantis no Ensino Superior. “Neste momento, o Ensino Superior na Espanha está subfinanciado, o dinheiro para pesquisa é muito escasso, e isso pode fazer com que, a médio prazo, se prejudique a qualidade que se tem, até agora”, opinou.

O sociólogo fala, também, da pesquisa que realiza no Chile e na Colômbia com financiamento do Ministério de Educação espanhol e da União Europeia sobre a privatização do ensino público. Assista: