Livro retrata a atuação da comunidade de informações e segurança do regime civil-militar em relação aos movimentos de luta pela anistia, entre 1975 e 1983

04/01/16

No programa Livros, da UNIVESP TV, Pâmela de Almeida Resende, historiadora pela Universidade Estadual de Campinas e doutoranda no Programa de Pós-Graduação da Universidade de São Paulo, fala sobre a sua dissertação Os vigilantes da ordem: a cooperação DEOPS/SP e SNI e a suspeição aos movimentos pela anistia (1975-1983). Relata também as disputas dentro das forças armadas e a falsa divisão entre militares linha-dura e liberais.

Em 2012, foi vencedora no 2° Prêmio de Pesquisas Memórias Reveladas – concurso de monografias com base em fontes documentais referentes ao período do regime militar no Brasil (1964-1985). Em 2014, seu trabalho chegou a ser publicado em formato de livro pela Editora Arquivo.

Resende pesquisou arquivos do Departamento de Ordem Política e Social do Estado de São Paulo (DEOPS/SP) e do Serviço Nacional de Informações (SNI) sobre a intensificação das manifestações sociais, além da decretação da Lei de Anistia em 1979.

Assista ao programa: