Alunos participaram do UPSkill e estão inscritos no Programa Trends IT; ações ofertam cursos de capacitação, além de residência em empresas parceiras e bolsas de ajuda de custo

14/08/24


A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e a Softex Campinas possuem parcerias destinadas a alunos da instituição nos Programas UPSKil e TrendsIT– Capacitação & Residência, ação do Ministério da Ciência e Tecnologia, com realização do Núcleo Softex Campinas e coordenação do Softex Nacional. Na primeira inciativa, mais de 5 mil univespianos já foram atendidos, já na segunda, mais de 2 mil estão inscritos.  

UPSKill

A parceria foi firmada em maio de 2022 e já atendeu o total de 5.072 alunos. O programa é voltado à formação de recursos humanos de alta qualidade na área de tecnologia e inovação, por meio de cursos on-line gratuitos oferecidos na Plataforma Up SKill Univesp, que conta com base tecnológica Workover. A ferramenta também permite conectar os alunos participantes a vagas disponibilizadas por empresas parceiras. Os cursos gratuitos podem ser usados pelos estudantes de graduação da instituição, como créditos na forma de Atividades Práticas Profissionais (APPs).

As atividades, com curta duração, são compostas por sequência de vídeos, organizados por trilhas formativas e voltadas para quem deseja ingressar no mercado de trabalho ou está em busca de uma recolocação profissional. Os cursos oferecidos pelo programa capacitam profissionais, tanto em soft skills como em hard skills. Entre os segmentos, estão os de suporte técnico a sistemas, desenvolvimento de software, suporte a sistemas críticos, implantação e manutenção de sistemas, entre outras especialidades.  

Trends IT

A ação oferece capacitação e conteúdos gratuitos voltados para quem pretende ingressar ou buscar novas oportunidades no mercado de trabalho, além de residência em empresas parceiras e bolsas de ajuda de custo para futuros desenvolvedores de software. Atualmente estão inscritos 2.483 estudantes da universidade.

As atividades são disponibilizadas por meio de uma plataforma de ensino a distância e voltadas a desenvolvedores web full-stack e mobile para plataformas IOS e Android. Como capacitação em habilidades comportamentais (soft kills), são abordados temas direcionados à comunicação eficaz, trabalho em equipe, resolução de conflitos, pensamento crítico, liderança, criatividade e inteligência emocional.


Etapas do Programa

A primeira etapa do TrendsIT, denominada Jornada de Capacitação, é composta pelo período de inscrição, no qual podem participar alunos da Univesp e público em geral, sendo 800 vagas destinadas aos univespianos.

Na sequência, inicia o Nivelamento, com duração de 2 a 3 meses. Os participantes selecionados na fase anterior têm acesso à plataforma tecnológica que implementa o programa (Workover), na qual visualizam uma série de aulas, vídeos e conteúdo na área de Tecnologia da Informação. Ao final desta fase, os estudantes são avaliados e os 500 mais aptos selecionados para o Aprofundamento, que têm duração de 2 a 4 meses, com conteúdo mais denso e apoio de tutores.

Após essa etapa, os 80 discentes com mais habilidades são selecionados para a Residência em TIC. A fase compreende a vivência profissional em empresas parceiras. Os alunos residentes participam de projetos reais, com acompanhamento e orientação de profissionais, além de receberem uma bolsa de ajuda de custo, para cumprir uma jornada de 30h por semana, durante 6 meses, com a possibilidade de serem contratados. Ao final do processo, todos receberão um certificado de participação, indicando até qual etapa do programa chegaram. 

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp tem mais de 80 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos: Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2024, a universidade possui 427 polos e está presente em 375 municípios do Estado, 57% do território, que abrigam mais de 93% da população paulista. 

Sobre o Núcleo Softex Campinas

O Núcleo Softex Campinas (NSC) é uma entidade que reúne empresas de software e de base tecnológica intensivas em Tecnologia da Informação e Comunicação. Seu portfólio de atuação inclui projetos realizados em diferentes regiões do País e no exterior. Sem fins lucrativos, é uma OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que atua como hub de inovação aberta, fazendo a ponte entre empresas, universidades, instituições de pesquisa e governo. Realiza projetos em diversas áreas do conhecimento, com destaque especial para as ações em: empreendedorismo, qualidade, internacionalização de empresas, funding – busca de recursos financeiros (reembolsáveis e não reembolsáveis), capacitação e formação de capital humano.