Elizabeth Azevedo do ECA-USP comenta obra polêmica escrita pelo jornalista

15/04/16

Nesta edição do programa Literatura, da UNIVESP TV, Elizabeth Ferreira Cardoso Ribeiro Azevedo, professora de Teatro Brasileiro e História das Artes Cênicas na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), fala sobre a peça teatral Anjo Negro, escrita pelo jornalista Nelson Rodrigues em 1946 e encenada pela primeira vez somente em 1948, por causa da censura da época.

De acordo com Azevedo, Nelson Rodrigues escreveu a peça em um momento em que ocorriam mudanças importantes no teatro brasileiro. O jornalista estava envolvido nessa evolução dramatúrgica desde 1943, com a montagem da peça Vestido de Noiva, considerada um divisor de águas na dramaturgia nacional.

A peça Anjo Negro é dividida em três atos e conta a história de um médico negro e rico, Ismael, que renega a sua negritude e origem e se casa com uma mulher branca, Virgília. Os dois vivem enclausurados em uma casa, onde encontram situações de conflito a todo momento. Virgínia mata os três filhos que tem com Ismael, e odeia a sua outra filha, fruto de um adultério cometido com Elias, irmão adotivo, branco e cego de Ismael.

Sobre a proposta de Nelson com a peça, Azevedo comenta: “Ele estava tocando em mitos, em arquétipos maiores do que esta crônica policial”.

Confira a entrevista completa: