Em programa da UNIVESP TV, especialista da USP faz uma análise sócio-histórica da criança e fala do processo de criminalização da pedofilia no Brasil
Em entrevista para o programa Fala, Doutor, da UNIVESP TV, Herbert Rodrigues, do Departamento de Sociologia da Faculdade Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), fala sobre a sua tese Pedofilia e suas narrativas – Uma genealogia do processo de criminalização da pedofilia no Brasil.
Por meio de uma análise sócio-histórica da criança desde a Antiguidade até os dias atuais, Rodrigues afirma que, por muito tempo, “a criança simplesmente não existia no cenário da paisagem social como um sujeito”. No Brasil, com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a criança passa a ser vista de uma nova maneira na sociedade.
Além de problematizar as representações sobre a criança e o sexo, o pesquisador analisa a maneira pela qual a pedofilia tem sido tratada ao longo da história. Em seus estudos, ele identificou que há um debate recente obre o processo de criminalização da pedofilia no Brasil, que se deu na virada da passagem do século XX para o XXI.
Assista ao programa e confira mais sobre o assunto:
Mais de Notícias
-
Curso de Introdução à Libras – Inscrições abertas!
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 819 vagas na região Central
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 762 vagas na região de Ribeirão Preto
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 978 vagas na região de Bauru
-
Vestibular da Univesp 2025 oferece 390 vagas na região de Barretos