Além de 59% da participação feminina, o processo seletivo também contou com 74% de candidatos vindos de instituições públicas de ensino e com o aumento de pretos, pardos e indígenas, que somou 46%

27/05/22


O processo seletivo 2022, realizado no último domingo (22/05), o maior já organizado pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), em números de vagas, cursos e extensão territorial, mostrou o papel inclusivo da educação a distância no Estado de São Paulo. Segundo estudo, baseado em questionário respondido no ato da inscrição, dos 74 mil inscritos efetivos, a maioria, 44.176 (59%), é do sexo feminino e 80% tem 25 anos ou mais. Do total, 53% são brancos, 33% pardos, 13% pretos, 0,4% indígena e 74% cursaram ensino médio (EM) na rede pública de ensino, 6% no Centro Paula Souza e outros 9% em outras instituições gratuitas. No vestibular de 2021, 72% haviam concluído o EM na rede pública, as mulheres somaram 56% e o número total de Pretos, Pardos e Indígenas (PPIs), somou 43%.

Para o presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo, conhecer o perfil do público discente é fundamental para implantar ações educacionais bem-sucedidas. “Podemos pensar em um planejamento estratégico, conteúdo pedagógico e iniciativas que atendam diretamente aos alunos. A identificação dos estudantes com diretrizes da universidade garante a eficácia no modelo de aprendizagem”, explica.

A pesquisa mostra ainda que, do total de concorrentes, 35% conheceram a Univesp por meio das mídias sociais, e 99% acessam a internet de casa. Quanto à escolaridade, 40% não realizaram nenhum curso superior, 31% já concluíram, 23% deram início, mas abandonaram, e 7% estão estudando atualmente.

Questionados sobre atividade remunerada, 62% dos candidatos afirmaram exercer regularmente algum ofício, 29% não exercem e 10% exercem eventualmente. Sobre a participação na vida econômica da família, 39% declararam trabalhar e serem responsáveis pela renda da família. A renda média de 39% dos concorrentes é entre 1 e 2 salários mínimos; de 13% é entre 2 e 3 salários mínimos. O nível de instrução dos familiares dos concorrentes também foi levantado: apenas 8% dos pais dos candidatos possuem nível superior e 12% das mães têm formação superior.

O vestibular 2022 ofertou 31.125 vagas, em 347 municípios, de todas as regiões do Estado, desses, 32 participaram pela primeira vez. Foram oferecidos nove cursos, com três eixos básicos de ingresso, via processo seletivo: Pedagogia, Letras, Matemática (Eixo de Licenciatura), Ciência de Dados, Tecnologia da Informação, Engenharia de Computação (Eixo de Computação), Engenharia de Produção e os novos, Administração e Tecnologia em Processos Gerenciais (Eixo de Negócios e Produção).

A lista de aprovados e convocados em 1ª chamada será divulgada no site vestibular.univesp.br em 11 de julho. As matrículas devem ser realizadas entre os dias 14 e 18/07/2022. As aulas serão iniciadas em agosto.

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE). Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 50 mil alunos de graduação. Além dos seis cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados e Engenharia de Computação, a universidade mantém estudantes matriculados em Engenharia de Produção, Tecnologia em Gestão Pública (parceria com o CPS) e, a partir de 2022, passa a ofertar Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garante a interação do discente com o facilitador. Em 2022, a universidade possui 414 polos e está presente em 360 municípios do Estado, que abrigam mais de 92% da população paulista.