Encontro abordou temas sobre Tecnologia, Engenharia de Software e Inteligência Artificial

20/06/23


A  pesquisadora romena Ioana Visescu, mestre em Engenharia pela Universidade de Aarhus, Dinamarca, e doutoranda em Ciência da Computação na Universidade de Reykjavik, Islândia, participou nesta terça-feira (20/06), na Univesp TV, de entrevista sobre Tecnologia, Negócios, Inteligência Artificial e Engenharia de Softwares, que fará parte do Open Univesp, nova atração prevista para estrear no segundo semestre de 2023. A iniciativa abordará diversas temáticas do mundo acadêmico, com a presença de profissionais de instituições nacionais e internacionais.  

A entrevista contou com a mediação do presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), professor Marcos Borges, e do cientista da Computação e doutorando da Faculdade de Tecnologia da Unicamp, Gabriel Natucci.  

Durante a gravação, Ioana comentou que a cultura educacional é muito diferente de um país para o outro. “Eu nasci na Transilvânia, região da Romênia, estudei até o colégio em meu país natal, depois fiz a graduação e mestrado na Dinamarca, e agora faço doutorado na Islândia. Nesses últimos dois países, a educação é baseada em projetos. Na Dinamarca, a academia e empresas trabalham juntas. No Brasil, os professores querem experimentar outras modalidades de ensino, como a sala de aula invertida”, disse.   

Para Ioana, o melhor formato de aprendizagem é ativa, baseada  em problemas. “Desenvolvemos projetos acadêmicos voltados à Engenharia de Software, com diferentes habilidades para os estudantes. Apresento um modelo em sala de aula, ofereço o feedback necessário para melhorá-lo e, na sequência, a iniciativa pode ser aplicada em diversas áreas, como desenvolvimento de jogos e indústria. Procuramos fazer uma abordagem sempre centrada no usuário, na sua experiência”, explicou.  

Na ocasião, a pesquisadora também deu dicas de como criar jogos que revelam emoções específicas. “Precisamos maximizar a aprendizagem por meio das emoções. Temos que tornar uma experiência boa para os jogadores. O principal motivo de falha de um software é não considerar a experiência do usuário”, ressaltou.  

Nas considerações finais, Borges falou da importância em desenvolver projetos em parcerias e agradeceu a participação dos convidados. “Precisamos colaborar mais com Romênia, Brasil e Islândia. Obrigado por dividir conosco um pouco da sua experiência. Os alunos têm a capacidade de projetar um jogo usando o design e gerenciamento abordado em sua pesquisa”, concluiu.  

Sobre Ioana 

Com formação em Tecnologia da Informação e Negócios, a pesquisadora já trabalhou com games para alunos de graduação e pós-graduação. Atualmente, atua nas áreas de experiência do usuário (UX) e Human Computer Interface (HCI, pela sigla em inglês), um sistema unificado e definido por software, com foco em design sprints e metodologias de design. Fora da academia, ela trabalhou no Grupo LEGO, nos departamentos de Desenvolvimento de Conteúdo Digital e UX.