Ferramenta Bantech, elaborada por estudantes de Engenharia de Produção, une tecnologia à agricultura familiar

24/09/19

Os alunos da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), Andrea Santos do Nascimento, Daniela Martins, Danilo Souza, Kátia Iadocicco, Michela Ribeiro, Neila de Souza e Rafael de Araújo, do curso de Engenharia de Produção, do polo de Peruíbe, apresentaram no último semestre, o software Bantech- Sistema de controle de qualidade e produtividade da banana. A ferramenta foi resultado do Projeto Integrador Estudo de caso: cultivo e manejo de bananais na região do Vale do Ribeira e propostas de melhorias baseadas no conceito da agricultura 4.0.

Para criar o sistema, direcionado a produtores e consumidores da região do Vale do Ribeira, considerada uma das principais produtoras de banana no Estado, os estudantes fizeram estudo de campo e realizaram pesquisas bibliográficas. Os discentes também aplicaram o método Design Thinking e apoiaram-se nas disciplinas do curso: Administração, Ciência dos Materiais, Fenômenos de Transporte, Sistema de Informação, Estatística, Higiene, Saúde no Trabalho e Instalações Elétricas.

O grupo observou que no bananal de Ana Dias, distrito de Itariri, não era utilizado nenhum método tecnológico no cultivo e que boa parte do alimento era desperdiçado durante a colheita. Além disso, o bananal não possuía nenhum tipo de controle ou análise de solo e fruta, apenas proteção individual dos cachos com sacos plásticos.

De acordo com o estudante Danilo Souza, a ferramenta Bantech tem uso simples, de fácil acesso e dará as diretrizes necessárias para melhor proveito da produção das bananas e aumento na renda. “Nossa proposta de plataforma diverge das já existentes e disponíveis, pois não oferece somente um local de cadastro do plantio e controle dos insumos, mas também disponibiliza parâmetros para auxiliar na análise e tomada de decisão do produtor”, disse.

Os benefícios do software também alcançam o consumidor. No sistema, o comprador terá informações detalhadas sobre a procedência dos produtos, como propriedade de origem, data e hora de plantação e colheita, responsável técnico, quantidade de adubo, agrotóxico e o motivo de sua utilização.

Após enquetes com produtores e consumidores, a equipe concluiu que todos estariam dispostos e ansiosos para utilizar a plataforma. “Os estudos mostram que o Bantech incentivaria os produtores a melhorar a qualidade de seus produtos, além de facilitar ao consumidor a busca por uma banana mais saudável”, afirmou Danilo.

Veja o vídeo do Projeto Integrador, aqui.