Alunos desenvolveram no início do ano letivo, ações voltadas à comunidade, saúde meio ambiente e animais; os vencedores serão conhecidos em junho
O Prêmio Trote Cidadão Paulista 2020, ação da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), em parceria com a Fundação Educar DPaschoal, finalizou a edição deste ano com a inscrição de 70 projetos de 52 polos de ensino da capital, interior e litoral do Estado. A iniciativa beneficiou diversos municípios com atividades de estudantes veteranos, que se uniram aos orientadores de polos para desenvolver tarefas instrutivas aos calouros e impactar positivamente cidades e seus moradores. Todas as práticas aconteceram no início do ano letivo, antes da pandemia de COVID-19.
A premiação foi idealizada com o objetivo de destacar e reconhecer os melhores projetos de Trote Cidadão realizados pelos alunos de graduação da universidade, além de contribuir na formação de profissionais conscientes. As medidas visaram fomentar o voluntariado e estimular o desenvolvimento do empreendedorismo social em atividades realizadas com a comunidade. Os projetos abrangeram temas diversificados, entre eles, a preservação do meio ambiente e locais públicos, proteção aos animais, doação de sangue, incentivo à leitura e à saúde e outros tópicos relevantes.
De acordo com o presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo, a ação foi importante para despertar a empatia com o próximo e o comportamento empreendedor. "Tivemos resultados significativos, que supriram necessidades da população local. A iniciativa se aproximou da ideia dos projetos integradores desenvolvidos por nossos alunos, nos quais o desafio é encontrar soluções que contribuam para o desenvolvimento econômico e social. Em nome da universidade, gostaria de agradecer aos participantes", ressaltou.
As equipes foram formadas por quatro ou seis pessoas, entre estudantes e orientadores de polos, que participaram de capacitações específicas voltadas ao Trote Cidadão Paulista. Os times puderam envolver alunos de diferentes cursos, porém todos da mesma unidade presencial. Devido à pandemia de COVID- 19, nem todos os projetos inscritos puderam ser concluídos. Foram enviados 37 relatórios finais, que passam por avaliação de uma equipe multidisciplinar, composta por profissionais da universidade e da Fundação Educar DPaschoal. O resultado será divulgado em junho. Todos os envolvidos serão certificados.
Pesquisa
A Univesp fez um levantamento com os polos sobre a premiação. A pesquisa apontou que 90% dos entrevistados ficaram satisfeitos com os resultados alcançados. Para a orientadora do polo de Marília, Maria Peres, a ação despertou a responsabilidade social dos alunos e incentivou a reflexão solidária no município. Já para a orientadora de Bariri, Dayane Silva, a iniciativa do grupo superou as expectativas. “Conseguimos arrecadar mais de 10 mil unidades de fraldas geriátricas para o Lar Vicentino, que atende idosos da região. O local ficará abastecido por cinco meses”, afirmou.
A Univesp e a Fundação Educar DPaschoal agradecem a participação de todos, vocês fizeram a diferença! Parabéns!
Confira a lista dos participantes, aqui.
Mais de Notícias
-
Escola da Inclusão da SEDPcD abre inscrições para curso de Introdução à Libras com aulas gravadas nesta quarta (15)
-
Universidades estaduais de São Paulo lançam disciplina de inclusão e acessibilidade inédita no país
-
Representantes da Univesp participam do lançamento do Projeto Cidades Carbono Neutro
-
Unicamp abre inscrições para facilitadores da Univesp
-
USP, UNIFESP e UFSCAR abrem inscrições para facilitadores da Univesp