Palestra on-line aconteceu durante a Semana da Pedagogia- III Encontro de Egressos da Universidade de Gurupi, do Tocantins

18/05/23

O presidente da Univesp, professor Marcos Borges, participou hoje (18/05) de palestra virtual, na Semana da Pedagogia- III Encontro de Egressos da Universidade de Gurupi (UnirG), em Tocantins. Com o tema "A Inclusão da Computação no Ensino Básico: Motivações e Desafios”, a apresentação foi direcionada a secretários municipais, diretores de escolas e regionais de Educação, coordenadores pedagógicos, estudantes de Licenciatura, equipes técnicas-pedagógicas e demais interessados. O evento contou com as participações da coordenadora de estágio do curso de Pedagogia da UnirG, professora Edna Maria Pinho, e da docente e pesquisadora da Unirg, professora Sofia Mara.

Durante a abertura, Edna explicou que o encontro é uma iniciativa em homenagem aos 38 anos do curso e ao Dia do Pedagogo, comemorado em 20 de maio. Com a programação virtual e presencial, a ação expôs nessa edição o tema “Formação de pedagogos e desenvolvimento regional: (re) significar o olhar para ensinar e aprender em tempos de crise planetária”.

Na sequência, Borges iniciou a sua apresentação ressaltando os principais dados da Univesp e experiências em diversas ações acadêmicas desenvolvidas, como o Desafio Jovens Engenheiros, da Unicamp. “A Univesp, quarta universidade paulista, está presente em 424 polos no Estado de São Paulo, uma cobertura de mais de 53% do território paulista. A instituição oferece Educação a Distância (EaD) a mais de 62 mil estudantes da graduação e pós. Já formamos mais de 10 mil pessoas. Temos entre os principais parceiros, as outras três universidades, USP, Unesp e Unicamp e Centro Paula Souza. Em nossos cursos procuramos trabalhar com metodologias ativas, como os Projetos Integradores, nos quais os alunos buscam soluções para problemas de uma empresa, sociedade, meio ambiente e outros”, explicou.

No decorrer de sua participação, o presidente da Univesp destacou que a educação é base para a transformação da sociedade e que precisa de mudanças em todo o mundo e no Brasil, além de citar a importância do papel do professor diante do atual cenário educacional. “Só uma boa educação garante um país melhor. Temos que acompanhar as mudanças e inovações mundiais. A evasão nas séries iniciais e no Ensino Médio é alta em nosso país. Infelizmente, com a pandemia da Covid-19, retrocedemos. Temos que buscar soluções que melhorem a qualidade do ensino. Para sermos o país do futuro, precisamos mudar o modo de ensinar e o professor será o diferencial nesse processo. O docente deve preparar o aluno, compartilhar conhecimento e mostrar as ferramentas inovadoras disponíveis. A tecnologia está disponível e devemos usá-la como aliada no aprendizado”, disse.

O presidente mencionou ainda como devemos preparar os jovens para o mercado e trabalhar o Pensamento Computacional como disciplina em diversos cursos. “Precisamos mostrar as nossas crianças o resultado positivo de novas experiências educativas. Os estudantes precisam ter postura e saber lidar diante das adversidades e crises. Podemos usar o Pensamento Computacional para desenvolver as habilidades do século XXI, necessárias para o enfrentamento das transformações mundiais. A temática deve ser abordada nos anos iniciais. Para se destacar futuramente é necessário que o aluno aprenda com metodologias ativas, desenvolva pensamento analítico, tenha liderança, iniciativa, capacidade de ouvir e aceitar as diferenças, além de carisma e inteligência emocional, para ter mais equilíbrio e poder buscar soluções inovadoras”, completou.

Antes do encerramento e abertura para perguntas, Marcos destacou que acompanha todos os temas relacionados à Pedagogia. “Sou da área de tecnologia, mas como presidente da Univesp estou inserido nas questões relacionadas à Pedagogia e acredito que ambas devem caminhar lado a lado. Precisamos ter uma nova escola, que desperte a criatividade dos estudantes, os desafie e seja motivadora. Na Univesp, temos o Pensamento Computacional como disciplina em todos os cursos de graduação, nos Eixos de Licenciatura, Negócios e Computação. A Pedagogia é a base do futuro da nação. Nosso pedagogo precisa estar preparado para motivar as crianças a gostarem da tecnologia”, finalizou.

Sobre a UnirG

A Universidade de Gurupi é uma instituição pública municipal de Ensino Superior criada em 1985, mantida pela Fundação UnirG, entidade de direito público, localizada em Gurupi, região sul do Estado, a 214 km da capital Palmas. A instituição oferece 15 cursos de graduação e conta com mais de 3.700 alunos, cerca de 670 colaboradores, entre técnico-administrativos e estagiários, e aproximadamente 300 professores, gerando empregos diretos para quase mil famílias. Mais informações: www.unirg.edu.br .