Encontro reuniu parlamentares da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação, e colaboradores da universidade

13/03/24

O presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), professor Marcos Borges, fez uma apresentação nesta quarta-feira (13/03), na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), referente ao andamento da gestão, programas, ações e metas da instituição. O encontro reuniu o presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação, deputado Mauro Bragato, o deputado Rogério Santos, a chefe de gabinete da Univesp, Lubienska Ribeiro, além de assessores e colaboradores dos órgãos.

Na ocasião, Marcos Borges fez um balanço da atual direção, com os principais números, iniciativas, parcerias e metas para os próximos anos. “A Univesp já está em 373 municípios, nossa proposta é levar ensino superior de qualidade a mais cidades do Estado de São Paulo. Para essa empreitada, contamos com o apoio das prefeituras municipais, que são responsáveis pelos polos presenciais da universidade. Atualmente, temos mais de 64 mil alunos matriculados em nove cursos, que incluem os Eixos de Licenciatura, Computação e Negócios. Em 2024, vamos formar mais de oito mil novos profissionais”, explicou.

O presidente falou sobre o modelo pedagógico, infraestrutura, equipe, sistemas acadêmicos e ferramentas de comunicação. “A Univesp é muito atuante nas mídias sociais, no site e no canal oficial do YouTube, com 1,3 milhão de inscritos. O maior número entre qualquer instituição de ensino. Também temos a Univesp TV, um canal aberto que leva nossas videoaulas para dentro dos lares”, acrescentou.

Outro ponto destacado foi o processo seletivo de 2023 e o Vestibular de 2024. “No ano passado, o vestibular bateu o recorde de inscritos. Foram 219 mil intenções e 100 mil inscrições efetivadas. O maior número já conquistado pela Univesp. Das 25 mil vagas oferecidas, preenchemos 99,9% do total. Um ótimo número para uma instituição pública. Em 2024, ofertamos mais de 25 mil vagas, 2.610 para o Provão Paulista, nossa parceria com a Secretaria de Estado da Educação – SEDUC e mais de 23 mil para o Vestibular. As inscrições vão até 08 de abril. São oportunidades em nove cursos, destinadas a 425 polos de 371 municípios da capital, interior e litoral. A procura pela universidade é grande, além da modalidade de educação a distância ser um diferencial de inclusão. Cerca de 83% de nossos ingressantes têm renda familiar de até três salários mínimos”, completou.

O titular da Univesp aproveitou o momento para apresentar os desafios, orçamento e as parcerias firmadas ao longo de sua direção. “Esse ano, demos um importante passo firmando convênios e acordos de cooperação com Secretarias de Estado, entre elas, da Educação, Direitos da Pessoa com Deficiência e de Políticas para Mulheres, e com outras universidades estaduais e federais. Podemos destacar a nossa participação em ações inéditas do atual governo, como o Provão Paulista, TODAS in-Rede e Protocolo Não se Cale. A ideia é trabalhar em conjunto com outros órgãos e oferecer cursos em prol das demandas da população”, disse.

Após explanação, o líder da Comissão agradeceu a presença do presidente da Univesp. “Muito obrigado pelas informações passadas à Comissão. Conheço o trabalho da Univesp e sei que o quanto é importante para a garantia da oferta de ensino superior de qualidade”, disse Mauro Bragato.

Na sequência, o deputado Rogério Santos também se colocou à disposição e agradeceu a apresentação. “Me sinto lisonjeado em participar desse momento e conhecer um pouco mais sobre a universidade. Aproveitei para acessar o canal do YouTube e constatei que os números e o alcance são impressionantes”, completou.

Sobre a Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Alesp
A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação tem como objetivo opinar a respeito das proposições e assuntos que digam respeito à ciência, ao desenvolvimento científico, à tecnologia, à inovação e ao ensino tecnológico, sob todos os seus aspectos, e assuntos relativos à informação e à inclusão digital, bem como a organização e reorganização de repartições de administração direta e indireta aplicadas a esses fins. É composta por 11 membros efetivos e 11 suplentes.

Saiba mais, aqui.