Saiba mais sobre esse feito histórico na astronomia brasileira, e o que observar no céu desta semana.

29/08/16

Nesta edição da série Céu da Semana, da UNIVESP TV, o astrofísico Gustavo Rojas, do Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), fala sobre a construção do primeiro observatório astrofísico do Brasil.

A ideia de construir um grande observatório astronômico no país surgiu no início do século XX. Na década de 1930, o astrônomo Domingos Fernandes da Costa (1882-1956), do Observatório Nacional, encomendou um telescópio de 1,6 metro de diâmetro, para ser instalado na Serra da Bocaina, localizada na região sudoeste do Brasil. A eclosão da Segunda Guerra Mundial, no entanto, interrompeu a realização do projeto.

Em 1951, a fundação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) viabilizou novamente o projeto de construção de um observatório de montanha no país. A comissão responsável pela sua realização convidou astrofísicos franceses para auxiliar na escolha do local em que seria instalado o observatório. Foram selecionadas algumas montanhas da região sudoeste, cujas condições climáticas e atmosféricas foram monitoradas. Após longas campanhas de observações, o Pico dos Dias, com 1.684 metros de atitude, na região sul de Minas Gerais, foi selecionado para a construção do Observatório Astrofísico Brasileiro. Como instrumento principal, foi escolhido o telescópio com espelho de 1,6 metro de diâmetro encomendado por Domingos Fernandes da Costa, décadas antes. O maior telescópio óptico de nível internacional do Brasil foi instalado em 1980.

Como observar o céu desta semana

Esta é última semana em que poderemos observar os cinco planetas ao mesmo tempo no céu: Mercúrio, Vênus e Júpiter podem ser vistos no horizonte Oeste, na constelação de Virgem; e Marte e Saturno ficarão visíveis na constelação do Serpentário, até 00h30.

Confira o episódio completo, e saiba como observar o céu desta semana: https://www.youtube.com/watch?v=9ITg-_SbEes