Novo presidente é ex-diretor do Instituto de Computação da Unicamp; com 20 anos na área acadêmica, já publicou diversos artigos e somou premiações

24/01/19

O Professor Doutor na área de Ciência da Computação, Rodolfo Jardim Azevedo e ex-diretor do Instituto de Computação da Unicamp, foi nomeado hoje, (24/01), pelo governador em exercício, Rodrigo Garcia, para comandar a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Ele substitui Fernanda Gouveia que deixou a instituição no início do mês.

Nascido na cidade de Miracema, no interior do Rio de Janeiro, Azevedo, possui graduação em Engenharia de Computação pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e pós-doutorado na Universidade de Washington - EUA. Possui bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2. É Professor associado da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, orientando alunos do mestrado e doutorado em Ciência da Computação, nas áreas de Arquitetura de Computadores e Uso de Tecnologia na Educação.

Foi diretor do Instituto de Computação da Unicamp, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação do Instituto de Computação de 2007-2009. Atuou como membro do Conselho Universitário da Unicamp entre 2013 e 2017. Foi coordenador adjunto para o mestrado profissional da área de Ciência da Computação da CAPES, entre 2011-2013. Publicou diversos artigos, tendo recebido quatro prêmios de melhor artigo em conferências (SBAC-PAD 2004, SBAC-PAD 2008 e WSCAD-SSC 2012, SBAC-PAD 2018). Recebeu o Prêmio de Reconhecimento Docente pela Dedicação ao Ensino de Graduação e o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz, em 2012. Atualmente também é membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Computação.

De acordo com o professor, sua missão na Univesp é oferecer nível superior de qualidade com as parcerias de outras instituições paulistas como USP, Unesp, Unicamp e Centro Paula Souza. “A universidade não apenas forma o aluno, ela transforma a vida das pessoas. Vamos trabalhar com novas tecnologias e ações que aprimorem ainda mais o método de ensino-aprendizagem oferecido aos mais de 40 mil alunos e, dessa forma, contribuir para o desenvolvimento do Estado de São Paulo”, ressaltou Azevedo.