Angela James, da Universidade de KwaZulu-Natal, está no Brasil para participar de um programa de pós-graduação da USP; docente quis conhecer de perto como funciona uma universidade de ensino a distância

28/03/19

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) recebeu na última terça-feira (26/03), a visita da professora Angela James, da Universidade de KwaZulu-Nata (UKZN), localizada na cidade de Durban, na África do Sul. A docente foi recebida por nosso presidente Rodolfo Jardim, acompanhado da diretora acadêmica Simone Telles, do gerente de Apoio Técnico às Atividades Acadêmicas, Eddy Antonini, e dos professores de Biologia e Química da Univesp, Suzana Ursi e Agnaldo Arroio.

Angela veio ao Brasil pela primeira vez para participar de um programa com alunos de pós-graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP), com orientação e planejamento de uma iniciativa sobre o tema Research and Service-Learning for Community Enhancement. “Estamos elaborando um projeto de cooperação entre a USP e UKZN para intercâmbio de alunos e pesquisas em conjunto”, afirmou o professor Agnaldo Arroio.

Formada em Biologia, com mestrado em Ensino de Ciências e doutorado em Currículo na Universidade de Petrória, também na África do Sul, Angela é atualmente professora de Ensino de Ciências e líder acadêmica em Engajamento Comunitário na UKZN.

Em 2018, a Univesp recebeu uma delegação de Moçambique. "Como fui coordenador da Licenciatura em Química no ano passado, convidei profissionais do Ministério da Saúde de Moçambique, interessados na formação de professores, para conhecer a Univesp. Compartilhei minha experiência sobre a modalidade de ensino a distância e a profa. Angela ficou engajada em conhecer mais sobre o método”, disse Agnaldo.

De acordo com a diretora acadêmica, Simone Telles, é importante para a universidade compartilhar experiências e suas iniciativas com outros países. "Com o diálogo, abrimos um leque de opções e podemos pensar em ações conjuntas, voltadas ao aprimoramento do método de ensino-aprendizagem. Conhecer outras culturas e costumes é enriquecedor", ressalta.