Evento aconteceu nesta quarta-feira, (04/04); engenheiro eleito Vinicius Marchese Marinelli terá gestão de 2018 a 2020

05/04/18

A presidente da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), professora Maria Alice Carraturi, participou nesta quarta-feira, (04/04), da sessão solene de posse do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), na capital paulista. O engenheiro Vinicius Marchese Marinelli foi eleito em dezembro de 2017, para o período de 2018 a 2020. A cerimônia contou com representantes do setor das engenharias e autoridades, entre elas, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Dimas Ramalho e outras.

Na ocasião, Maria Alice ressaltou a importância da formação continuada para os engenheiros e a parceria com o Conselho. “Firmamos no ano passado, um protocolo de intenções, entre a Universidade Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Crea-SP e Univesp, que visa à capacitação técnica e aprimoramento de profissionais da Engenharia. A Cooperação técnica entre as instituições garantirá a transferência de conhecimentos, voltados à inovação tecnológica e novos negócios”, explicou.

Sobre Vinicius Marchese

É paulista de Mogi Guaçu e mora em Mogi Mirim. Engenheiro de telecomunicações, formado pela Universidade de Taubaté (UNITAU), é pós-graduado em Tecnologia de Redes e Sistemas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e especializado em gestão de negócios pela Dublin Business School (Irlanda).  Atuou em grandes empresas de telecomunicações (VIVO e Embratel) e também como empresário na área de Tecnologias em Iluminação e Construções Sustentáveis.

Há 12 anos atua no sistema C Conselho Federal de Engenharia e Agronomia/CREA, tendo iniciado sua participação como membro de um grupo de trabalho no CREA-SP. Foi conselheiro do CREA-SP e diretor em dois mandatos. Foi também diretor da Federação das Associações de Engenharia, Arquitetura e Agrônomos dos Estado de São Paulo FAEASP, da Federação Brasileira de Associações de Engenheiros  - FEBRAE e presidente licenciado da FEBRAE-SP. Em 2011, tornou-se diretor do CREA-SP e, em setembro de 2016, assumiu a presidência. Durante seu mandato, apresentou resultados significativos para instituição. Atualmente está licenciado da função e concorre ao cargo de presidente do CREA-SP.

Sobre o Crea-SP

É o maior Conselho de Fiscalização de Exercício Profissional da América Latina e provavelmente um dos maiores do mundo. O Crea-SP é responsável pela fiscalização de atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia, além das atividades dos Tecnólogos e das várias modalidades de Técnicos Industriais de nível médio.

O CREA SP fiscaliza, controla , orienta e aprimora o exercício e as atividades profissionais da Engenharia Civil, Engenharia Ambiental, Engenharia Sanitarista, Engenharia de Infraestrutura Aeronáutica, Engenharia Hídrica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Eletrônica e Eletrotécnica, Engenharia Mecânica, Engenharia Industrial, Engenharia de Produção, Engenharia de Operação, Engenharia Metalúrgica, Engenharia Aeronáutica, Engenharia Naval, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Materiais, Engenharia Têxtil, Geologia, Engenharia de Minas, Engenharia de Geologia, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Cartográfica, Geografia, Agronomia (ou Engenharia Agronômica), Engenharia Florestal, Engenharia Agrícola, Engenharia de Pesca, Engenharia de Aquicultura, Meteorologia e Engenharia de Segurança do Trabalho, além das atividades dos Técnicos Agrícolas e Técnicos em Agropecuária e das várias modalidades de Técnicos Industriais e Tecnólogos.