Univesp é parceira da iniciativa; inscrições vão até o dia 30 de outubro

21/10/20

Com informações do Governo do Estado de São Paulo

O Programa Autoestima, desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo com empresas e entidades parceiras, abriu inscrições para cursos de formação em Saúde Mental exclusivos para profissionais de saúde do SUS, visando ao aprimoramento e à expansão do acolhimento psicossocial na rede pública de saúde.

Inicialmente, oito cursos serão oferecidos por meio da parceria com o Instituto de Psicologia da USP. Os temas serão: acolhimento às pessoas em sofrimento; primeiros cuidados psicológicos relacionados à COVID-19; escuta oportuna; consultas terapêuticas e psicoterapia na pandemia; luto; trabalho com grupos online; violência intrafamiliar; e somatização.

Cada turma capacitará 50 profissionais do SUS, totalizando 400 pessoas já neste ano. Novas turmas também serão abertas no ano que vem, com mais 800 vagas nestas mesmas áreas, chegando a 1.200 vagas já previstas para esta área. Para se inscrever, o profissional deve acessar o site: https://autoestima.sp.gov.br/

As inscrições podem ser feitas até o dia 30 de outubro, por meio de preenchimento de formulário disponível no site (basta clicar em “Cursos” > “Cursos de aperfeiçoamento” > selecionar a área desejada, criar o cadastro e preencher as informações requisitadas).

“Contamos com o engajamento de várias organizações nesta importante iniciativa. Com apoio desses cursos da Psicologia da USP, nosso objetivo é aprimorar o trabalho dos profissionais do SUS no acolhimento aos pacientes que precisam de suporte psicossocial de forma solidária e humanizada, segura e virtual", complementou o Secretário de Estado da Saúde Jean Gorinchteyn.

"A Universidade tem a função de ser um instrumento para a melhoria da sociedade. Por isso, a participação neste programa é muito importante, pois permite que a USP cumpra uma das suas atribuições”, destacou o reitor da Universidade de São Paulo, Prof. Vahan Agopyan.

O Autoestima é uma plataforma inédita, online e integrada de Saúde Mental voltada para fortalecer e expandir o alcance e acolhimento nesta área por meio do SUS. Atua em duas frentes principais, voltadas ao cidadão e ao profissional de saúde. Para o público em geral, prevê o compartilhamento de informações de qualidade, conteúdos educativos com linguagem didática, e ainda neste ano deverá dispor de um serviço de acolhimento psicossocial online e gratuito com os profissionais de saúde que passarem pela formação também oferecida nesta iniciativa.

A capilaridade do SUS permitirá que pessoas residentes em todo o estado sejam beneficiadas pelas capacitações do programa e o fato de ser online amplificará o acesso, além de garantir segurança e prevenção da COVID-19, sem necessidade de deslocamentos para aprimoramento profissional.
"A saúde mental da população é uma preocupação constante do Governo do Estado de São Paulo e a pandemia demonstrou o quão necessário era desenvolvermos um trabalho multidisciplinar de treinamento voltado aos profissionais de saúde, bem como um espaço de escuta e cuidado da população. Este lançamento é uma grande realização para todos nós", disse a Primeira-Dama Bia Doria.

Sobre o programa
O Autoestima é uma iniciativa pioneira do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde e desenvolvida pelas Secretarias de Estado de Governo, Desenvolvimento Econômico e Comunicação, Fundo Social de SP, Sebrae-SP, Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) a Prodesp (Companhia de Processamento de Dados) e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems). Os materiais também foram desenvolvidos com apoio da Fundação Vanzolini e da Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

A Univesp é parceira do Programa Autoestima em todo processo de desenvolvimento da plataforma de cursos EaD e na construção dos vídeos disponíveis no site.

"Assim como a proteção das vidas e do empreendedorismo são fundamentais para uma retomada econômica segura e sustentável, também precisamos proteger a saúde mental e emocional de nossa população. A preservação da autoestima é um pilar fundamental para nos recuperarmos desta pandemia e da maior crise que já vivenciamos em nossa história. Por isso, estamos contribuindo com as plataformas disponíveis de qualificação, empreendedorismo e tecnologia da Univesp, IPT, universidades estaduais e todos os serviços de excelência do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação do Governo de São Paulo", ressalta a Secretária de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Patricia Ellen.

O presidente do Sebrae-SP, Tirso Meirelles, destaca a importância da iniciativa: “Trata-se de uma ferramenta importante para enfrentamento da pandemia porque vai prover serviços especializados para reversão dos danos em um ponto crucial para vencer esta guerra: a autoestima. Integramos este esforço tanto para divulgar as ações de promoção de saúde mental para os empreendedores quanto para mostrar que o empreendedorismo é, sim, um caminho viável para se reorganizar e assumir novamente o protagonismo de suas vidas”, acrescentou.

Pandemia
Um relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em setembro apontou a necessidade dos países investirem urgentemente em saúde mental. Dados colhidos pela organização mostraram que 93% dos países tiveram o atendimento dos serviços de saúde mental reduzido ou até interrompido em 2020, justamente no momento em que a pandemia intensificou o luto, o isolamento, a perda de renda e o medo da COVID-19.
A OMS também aponta que o Brasil é campeão mundial de casos de transtorno de ansiedade (18 milhões de pessoas) e que ocupa o segundo lugar em transtornos depressivos (12 milhões).

Conheça a plataforma: https://autoestima.sp.gov.br/