Primeiro episódio conta com a participação da professora doutora do Instituto de Computação da Unicamp, Sandra Avila

05/03/21

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) estreia na próxima segunda-feira (08/03), às 19h, ao vivo, o Programa Univesp por Elas, na Univesp TV. A iniciativa, desenvolvida em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, foi criada em 2020 para ressaltar o protagonismo feminino na sociedade. A atração será apresentada até o dia 12/03 pela diretora acadêmica da universidade, professora Simone Telles, e por alunas de diversos cursos da instituição, com a participação de convidadas marcantes do meio público e privado.

No primeiro episódio, Telles e a estudante de Engenharia de Computação Erica Saguimoto, do polo de Louveira, recebem a professora doutora do Instituto de Computação da Unicamp, Sandra Avila. O programa será exibido pelo YouTube e Univesp TV, e será acessível em Libras.

Sandra é doutora em Ciência da Computação, com duplo diploma, pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Sorbonne Université (antiga Université Pierre et Marie Curie, UPMC Sorbonne, Paris 6), em 2013; mestre em Ciência da Computação pela UFMG, em 2008; e bacharel em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), em 2006.

De novembro de 2013 a janeiro de 2016, foi pesquisadora científica em pós-doutorado na UNICAMP, na Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação (FEEC), em convênio com a SAMSUNG. Presidente (2015) e Vice-Presidente (2019) do IEEE Women in Engineering (WIE) Seção Sul Brasil. Ganhou os prêmios Inventores da UNICAMP, na categoria Tecnologia Licenciada (2018) e Google Latin America Research Awards (2018, 2019, 2020). Suas pesquisas estão voltadas para Inteligência Artificial, mais especificamente Aprendizado de Máquina e Visão Computacional, com ênfase na Saúde, Análise de mídias sensíveis, Agricultura de precisão e outras aplicações. Em 2020, Sandra foi selecionada para representar o Brasil no BRICS Young Scientists Forum (YSF), na área de Inteligência Artificial.

A professora atua no eixo de Inteligência Artificial voltado à saúde. Desenvolve projetos para melhorar processos e diagnósticos. Uma das pesquisas a qual a professora se dedica atualmente, é nos diagnósticos de câncer de pele. Junto com outros colegas, desenvolveu um software que, a partir de imagens de lesões na pele, consegue realizar um diagnóstico preciso. Ela também se dedica à maior inserção das mulheres nas áreas de tecnologia e computação, como em incentivos para meninas no campo da programação.

Em 2020, foi escolhida para representar o Brasil no Fórum de Jovens Cientistas do agrupamento dos países Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS). O Fórum chegou à quinta edição em 2020, reunindo pesquisadores proeminentes dos cinco países, com o objetivo de debater desafios da sociedade e como resolvê-los por meio da pesquisa e inovação. Sandra foi indicada pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e representou o Brasil na área de Inteligência Artificial.