Iniciativa voltada ao setor de varejo foi reconhecida como a melhor alternativa apresentada; ferramenta facilita coleta, controle e armazenamento de dados

20/03/23

O Projeto Integrador (PI) “Varejo 4.0: Otimização do inventário de estoque e tomada de decisão centrada em dados”, de alunos de Engenharia de Computação, da Universidade Virtual de São Paulo (Univesp), dos polos de Guarulhos e Cajamar, foi transformado em artigo e apresentado no 2º. Simpósio Internacional de Ciências e Aplicações Arquitetônicas “IArcSAS-2022”, realizado no Azerbaijão, em setembro de 2022. A proposta foi reconhecida como melhor projeto científico pelo comitê do Iksad Institute, localizado na Turquia, e um dos idealizadores do evento.

A ação desenvolvida pelos estudantes Cleber Santana, Edson de Oliveira, Evandro dos Santos, Fiore Bonome, Leandro Pereira, Mateus Bonfim, Paulo Samir dos Santos e Vagner Aparecido de Moura, com a orientação do professor Ricardo Tanaka, foi criada por meio de Tecnologia IoT (Internet das Coisas). A ferramenta tem como finalidade facilitar a coleta, controle e a visualização de dados, para garantir mais praticidade e organização do estoque de empresas do setor de varejo.

O protótipo criado pelos discentes possui um leitor de código de barras conectado via USB, em uma placa única de Arduino (hardware e software), programada para armazenar dados em nuvens e facilitar o inventário de estoque. A ideia foi implantada em uma empresa de pequeno porte do ramo de varejo de material de construção, situada na zona norte, da capital paulista. De acordo com os criadores, o equipamento otimiza a relação cliente-fornecedor-empreendedores com a geração e maximização de lucros e eficiência. “Durante a pandemia, as vendas on-line aumentaram e os representantes do comércio estavam com dificuldade para encontrar os produtos e identificar as peças. Com a instalação do protótipo, além da organização foi possível ganhar agilidade na logística de entrega ao consumidor final”, relatam os estudantes.

Tecnologia IoT
A Internet das Coisas (IoT) é o conceito que denomina o conjunto de objetos que estão conectados à internet, que podem reunir e transmitir dados. Atualmente, desenvolvedores de relógios, televisões, carros, e até mesmo casas, estão fazendo uso dessa tecnologia.

Sobre a Univesp
Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 62 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista, que abrigam mais de 92% da população paulista.