Engenheiro de Produção, Igor Henrique Silva se formou na primeira turma de engenharia da Univesp, em agosto de 2019; patente está em fase final de registro

03/09/19


O engenheiro de Produção, Igor Henrique Silva, formado em agosto de 2019 pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), do polo de Franca, está prestes a ter a sua primeira patente. O projeto foi desenvolvido para a Usina Hidrelétrica Luiz Carlos Barreto de Carvalho, localizada ao norte do estado de São Paulo, que integra a empresa Furnas Centrais Elétricas.   

Há mais de 15 anos, como especialista em  eletrônica e eletrotécnica, o engenheiro criou o projeto “Disposição Introduzida em Coletor Padronizado para Amostras de Óleo Isolante”, durante o ciclo básico do curso de Engenharia de Produção da universidade. Sua descoberta possibilitou evitar esforços desnecessários da equipe de manutenção e desperdício de matéria prima, além de contribuir para a diminuição de erros no processo de secagem no setor de tratamento de óleo isolante. 

De acordo com Silva, a equipe era muito cobrada no setor de manutenção por falhas, pois o serviço executado era longo e oneroso para a empresa, ou seja, demandava tempo e custo. “Se houvesse algum erro durante o processo, tudo era prejudicado. Diante do quadro, percebi que ocorria uma falta de comunicação e de informação sobre os procedimentos adotados, e decidi criar o projeto”, explica. 

O engenheiro conta que a iniciativa facilitou o trabalho com o desenvolvimento de um fluxograma, no qual estavam compilados os procedimentos descritos no manual técnico de campo. “Também foi elaborado um diagrama, com um desenho da instalação da planta do serviço, que é o tratamento de óleo e a secagem do transformador após a revitalização”, falou. 

Segundo Silva, o mecanismo foi apresentado no Seminário de Manutenção de Equipamento de Alta Tensão da empresa. Na ocasião, foram apresentadas as melhorias e a inovação aplicada durante o processo. Hoje, os profissionais do setor conseguem identificar no fluxograma o que vai acontecer e escolher a melhor forma para atuarem”, disse. 

Para o ex-aluno, sua vivência na universidade e a elaboração dos projetos integradores foram decisivos para a sua vida profissional. “Cursar uma universidade a distância requer empenho e dedicação. Graças a essa patente eu tive o pedido de equivalência aprovado do Trabalho de Conclusão de Curso aprovado, e hoje ela se encontra em fase final de registro. Desejo que o meu exemplo sirva de motivação para os futuros engenheiros formado pela Univesp”, ressaltou.

 

Colação Engenharias 

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) promoveu na última quinta-feira (29/08) a cerimônia de Colação de Grau 2019, das primeiras turmas das engenharias, no auditório da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SDE), zona oeste, da capital paulista. No total, 137 estudantes dos cursos de Engenharia de Computação (51) e Produção (86), ingressantes no vestibular de 2014, foram convocados para receber os certificados de conclusão. Os diplomas são digitais e emitidos via internet, por meio de parceria com a Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

 Engenharias na Univesp

Os cursos de engenharia da Univesp possuem cinco anos de duração e são ofertados em diversos polos do Estado de São Paulo. Conheça  a matriz curricular no endereço: univesp.br/cursos. O curso de Engenharia de Produção foi habilitado pelo Crea-SP em abril e o de Computação em junho de 2019.

undefined