Alunos de Licenciatura elaboraram plano de aula para conscientizar crianças do Ensino Fundamental
Estudantes de Licenciatura em Letras, Matemática e Pedagogia da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), criaram sob a orientação de Isabela Delli Colli Zocolaro, um plano de aula com foco no tema bullying. Ariane Casemiro, Daniel Solfa, Daniela Solfa, Ivonete Aparecida Barboza, Juliana da Silva, Maria Paula dos Santos, Marlene Leroiz e Thaís Helena dos Santos, dos polos de Botucatu e Lins, desenvolveram o Projeto Integrador (PI) “A conscientização do bullying no ambiente escolar” para ser aplicado na Escola Estadual Professor Jorge Americano, em Lins, São Paulo.
O grupo buscou alertar alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I sobre os danos do bullying, tanto individuais, quanto coletivos. A iniciativa visou ainda promover valores como empatia, diálogo, cooperação e resolução de conflitos para eliminar o preconceito em todas suas formas.
O PI adotou a metodologia qualitativa que incluiu entrevistas com a diretora da escola e visitas à instituição. A construção do projeto foi estruturada em seis etapas. Na primeira, uma aula expositiva apresentou os conceitos relacionados à temática de forma clara e objetiva. Em seguida, as crianças participaram de uma roda de conversas, compartilhando suas experiências pessoais relacionadas ao bullying. A terceira etapa envolveu a apresentação de imagens que representavam interações humanas positivas, as quais os alunos coloriram e acrescentaram frases motivacionais resultando na quarta etapa. Já na quinta, o conteúdo foi exposto em mural da escola, com a mensagem "O respeito é a nossa força #bullying tô fora". Por fim, o vídeo "Bullying não! Ser diferente é legal" foi exibido, destacando a importância de combater a prática.
A tarefa recebeu um retorno positivo dos alunos e da direção da escola, com sugestões para aprimoramento dos materiais e atividades, além de oferecer uma experiência de aprendizado prática para os estudantes envolvidos, contribuindo para sua formação e entendimento do papel dos professores e profissionais da educação na promoção de um ambiente escolar mais saudável. “A realidade vivenciada nas escolas e o que é noticiado nos meios de comunicação pode ser superado, quando há a participação ativa dos pais, responsáveis, profissionais e alunos no processo de construção da empatia, cidadania e ética”, afirma o grupo da Univesp no Relatório Técnico-Científico do Projeto Integrador.
Mais informações, aqui.
Sobre a Univesp
Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo é uma instituição exclusivamente de educação a distância, mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). A Univesp conta com mais de 72 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista.
Mais de Notícias
-
Aluno Univesp colabora com segurança digital de empresa transnacional
-
Univesp coordena workshop e mesa no XIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação
-
Univesp e Instituto ELDORADO firmam parceria para capacitação de estudantes em diversas áreas de tecnologia
-
Encontro da MetaRed TIC Brasil discute inclusão, expansão do EAD e futuro da educação
-
Palestra sobre cidadania na era digital abre o 6º Encontro Metared TIC Brasil