Solução criada por estudantes de Engenharia de Produção, do Polo Pereiras, focou na automação do processo produtivo de carrinhos plásticos

14/06/23

Os alunos de Engenharia de Produção, Ana Laura Simões, Daniel Serafin, Diego de Oliveira, Luana da Silva e Luis Fernando Leardini, do polo Pereiras, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), sob a orientação da mediadora Adriana de Fátima Andrade, apresentaram Projeto Integrador (PI) voltado para automatizar a produção de carrinhos plásticos de uma empresa, localizada em Laranjal Paulista. Com a utilização da simulação computadorizada, a iniciativa reduziu custos de mão de obra, riscos de ferimentos dos funcionários e aumentou a quantidade do brinquedo na esteira de montagem.

Por meio de metodologia exploratória e uma pesquisa bibliográfica sobre as operações realizadas no processo produtivo, o grupo identificou a oportunidade de implantar um equipamento automatizado que aumentasse a eficiência no processo de montagem do carrinho. De acordo com a equipe, o PI, intitulado "Implantação de simulação de automação do processo produtivo com foco no aumento da performance da linha de carrinhos plásticos", também contribui para tornar a empresa mais competitiva.

O equipamento desenvolvido é composto por um Controlador Lógico Programável (CLP), eletroválvulas e sensores, que permitem a produção constante e controlada de carrinhos. Por meio de sua estrutura metálica, funil bipartido, guia central e pistões pneumáticos, as peças são direcionadas e montadas de forma organizada. O CLP controla a velocidade de produção e a esteira de transporte. Com o uso desse equipamento, a mão de obra pode abastecer o brinquedo com rodas, enquanto o operador posiciona os chassis de maneira eficiente, fato que resulta em uma produção constante.

Para os estudantes, o PI desenvolvido apresentou ótimos resultados para a empresa estudada, além do aumento nos lucros, contribui para a sustentabilidade e competitividade no mercado. “A implantação do sistema automatizado na linha de produção permite um aumento na quantidade de produtos produzidos diariamente, e agrega valor ao processo produtivo”, ressaltaram.

Veja o vídeo do Projeto Integrador: https://youtu.be/MQe4JHOfEwE.

Sobre a Univesp

Criada em 2012, a Universidade Virtual do Estado de São Paulo, a maior pública exclusivamente a distância do Brasil é mantida pelo Governo do Estado e vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre seus principais parceiros, destacam-se as universidades USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza (CPS). Atualmente conta com mais de 62 mil alunos, entre graduação e pós, e nove cursos oferecidos nos últimos vestibulares, Letras, Matemática, Pedagogia, Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Administração e Processos Gerenciais. Os cursos são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), por meio de videoaulas, bibliotecas digitais, conteúdos pedagógicos e fóruns, que garantem a interação do discente com o facilitador. Em 2023, a universidade possui 424 polos e está presente em 370 municípios do Estado, 57% do território paulista, que abrigam mais de 92% da população paulista. Em agosto, a universidade deverá atingir 80 mil estudantes, com os ingressantes do Vestibular 2023.