Iniciativa de grupo de Engenharia de Computação pretende alertar população em casos de alagamento

11/11/22


O caso real de alagamento do córrego Barra Bonita, ocorrido em janeiro deste ano, inspirou estudantes do polo do município e de Francisco Morato, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), a desenvolver o Projeto Integador (PI) “Sistema autônomo de detecção de inundação com encaminhamento de mensagem”. André Ricardo da Silva, Carlos Eduardo de Oliveira, João Paulo Boaretto, José Geraldo Bueno, Luciano Santile, Mário César Cunha, Mayara Fernanda Petti e Nádia Cristina Silva foram motivados pelo tema de PI apresentado no primeiro semestre na instituição, “Ferramentas computacionais para apoio à sociedade em relação a doenças contagiosas, pandemias, endemias, epidemias e catástrofes”. 

O ocorrido rompeu a Avenida Papa João Paulo II, uma das principais vias urbanas da cidade, que interliga bairros, distrito industrial, rodovia e Cohab. O trânsito da população foi impedido, assim como o escoamento de itens produzidos na região e obtenção de serviços e matérias-primas. 

A equipe da Univesp idealizou um protótipo para vigilância do nível de água e reconheceu, assim, a oportunidade ideal para auxiliar os moradores da localidade em casos de enchentes no córrego. “Levantamentos apontam que nas regiões do país onde existe um sistema de monitoramento de rios e córregos atuando com sensores e dispositivos, que enviam informações e alertas, via rádio ou satélite, em tempo real, há uma acentuada diminuição de risco de vida e prejuízos materiais”, afirma o grupo no relatório final do PI.  

O sistema produzido é composto por hardware e software, com a utilização de IoT (Internet of Things) para gerar alertas sobre possíveis desastres com envio de mensagens, em tempo real. “O microcontrolador ESP32 e sensores de nível de água são o hardware básico utilizado. Os alarmes serão enviados por SMS aos moradores cadastrados no sistema de disparo e aos componentes da Defesa Civil para ações cabíveis, de acordo com o plano emergencial do município”, explicam os discentes no relatório. Confira todos os detalhes do protótipo e sua instalação no vídeo de apresentação do Projeto Integrador. 

Após a ruptura da avenida, a prefeitura de Barra Bonita projetou e constrói, atualmente, uma transposição do córrego sob a via, local da instalação do protótipo dos univespianos. O modelo foi criado com base nas disciplinas do curso de Engenharia de Computação da Univesp: Circuitos digitais e Eletrônica Digital, Arquitetura de Computadores e Projeto de Sistemas Computacionais, Banco de Dados, Sistemas Operacionais, Informática, Produção de Textos, Inglês, Metodologia Científica, Programação de Computadores, Circuitos Elétricos, Eletrônica Aplicada, Redes de Computadores, Controle e Automação, Propriedade Intelectual, Tecnologias de Comunicação de Dados e Engenharia de Software.