Estudantes de Pedagogia, do polo de Campo Limpo Paulista, criou um grupo de transmissão no Whatsapp para auxiliar na comunicação entre escola e comunidade

03/08/21

As alunas de Pedagogia, Edilene Sutti, Luciana de Oliveira, Maria Amélia Carrenho, Silvana Pedrosa, Simone Cervantes e Viviane Oliveira, do polo de Campo Limpo Paulista, da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), apresentaram no primeiro semestre do ano, o Projeto Integrador (PI) “Comunicação escola-família, ação que transforma vidas. Grupo de transmissão, comunicação como meio de integração social e pedagógica”.

O tema foi desenvolvido para buscar estratégias que possam aperfeiçoar o diálogo entre a equipe escolar e as famílias, principalmente no decorrer da pandemia. Após reuniões e pesquisas, o grupo determinou que o projeto seria aplicado na Creche Águida Aparecida Savietto Jorge, localizada no município de Várzea Paulista, e que a maneira mais eficaz de executar o plano seria criando um grupo de transmissão no aplicativo Whatsapp, ferramenta muito utilizada no dia a dia da comunidade.

“Para assegurar o sigilo com nomes e números dos celulares dos participantes, a solução encontrada foi criar um grupo de transmissão, chamado “Escola-Família”, no qual a informação chegará a todos da mesma forma e ao mesmo tempo”, afirmou a turma no relatório final do PI. As discentes ainda explicam no documento que como o número de crianças matriculadas caiu na unidade devido à pandemia, foi possível criar apenas um grupo de transmissão para todos os participantes.

Um funcionário da creche foi designado para agrupar as informações a serem enviadas, seguindo cronogramas previamente estabelecidos pela gestão escolar, em modelos apresentados pelas futuras pedagogas. Como a instituição está localizada em uma área de vulnerabilidade social, além de assuntos escolares, será disponibilizado um dia da semana para informações do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e também da Unidade Básica de Saúde (UBS), que desempenham um trabalho essencial no auxílio às famílias.

Com a preocupação de não excluir os responsáveis não-alfabetizados existentes na unidade, os documentos divulgados terão uma leitura feita em áudio, como um podcast. Também será realizada a impressão dos documentos para as famílias que não têm acesso à internet.

A primeira transmissão já foi feita no mês de junho e algumas mães já deram um retorno positivo sobre a iniciativa. “O grupo de transmissão é um meio que me ajuda a estar informada e reforça os avisos para que eu não esqueça. Esse projeto pode melhorar a comunicação da escola com as famílias, é algo novo e que vamos ganhando conhecimento com o passar do tempo”, relatou Silva Telles, mãe de dois alunos matriculados na creche.

Assista o vídeo com mais detalhes do Projeto Integrador, aqui.

Imagens: Divulgação